Por que sucesso do Sepultura não foi repetido pelo Angra, segundo Jairo Guedz

Guitarrista do The Troops of Doom elogiou banda paulista, mas exaltou elemento particular dos mineiros

O Angra pode facilmente ser considerado o segundo grupo mais bem-sucedido do heavy metal brasileiro na história. Ainda assim, seu sucesso ficou distante dos feitos alcançados pelo Sepultura, que conseguiu vencer em mercados muito maiores, especialmente onde o inglês é o primeiro idioma.

­

- Advertisement -

Integrante da banda mineira em seus primeiros anos, o guitarrista Jairo Guedz analisou a situação durante entrevista ao Loudness Videocast. O músico foi questionado sobre o que acredita ter feito com que os ex-colegas tenham alcançado um patamar tão superior de outros nomes nacionais.

Disse o integrante do The Troops of Doom, conforme transcrição do BeGeeker:

“Eu não sei te explicar o porquê foi só o Sepultura, o porquê que não aconteceu com outras bandas. Quero dizer, o Angra chegou num patamar bacana lá fora e tudo, mas é de uma outra linhagem, e o Angra é foda, mas não é uma banda que trouxe uma identidade nova para o metal como o Sepultura trouxe.”

O pioneirismo e a busca por diferentes espaços também foi um diferencial, de acordo com Jairo. Ele afirma:

“O Sepultura trouxe uma leitura nova, o ‘Roots’ é meio que uma ode a isso, né? Goste ou não goste, mas aquilo é uma mistura… Então assim, eu acho que vai ser muito difícil ter uma outra banda que vá chegar num patamar mesmo que seja próximo do Sepultura. Eu não acredito que tão cedo nós teremos uma banda assim. Talvez daqui uns 30, 40, 50 anos, eu não vou nem estar aqui. Então eu não acredito nisso, eu não espero isso, eu não almejo isso nem para a minha banda, porque é muito grande. É muito gigante o Sepultura, o nome é muito maior do que a própria banda. Os caras não têm nem o dinheiro que eles deveriam ter pelo tamanho do nome. Talvez seja a única ou uma das poucas no mundo que tocou em lugares que nem o Metallica tocou. Tocaram em lugares que as bandas que cresceram principalmente nos Estados Unidos já não iam.”

Leia também:  Paul Stanley e Gene Simmons tinham “nariz empinado” desde início do Kiss, segundo Ace Frehley

A influência do Sepultura no Angra

Durante recente entrevista ao canal de Gastão Moreira, Kiko Loureiro falou sobre a importância do Sepultura na carreira do Angra. Para o guitarrista, o grupo mostrou o caminho para se firmar no cenário internacional.

“Tinha uma referência do Sepultura, como uma banda maior que estava acontecendo, com som próprio, tocando lá fora, já em 1991, 1992. [Pensamos] ‘Dá para fazer isso. Apesar do som ser completamente diferente, tem um caminho aí, por que não acreditar nisso?’.”

Em 2018, ao Na Plateia, o instrumentista exaltou outros elementos que serviram como farol para sua própria história.

“Um [show] que eu tenho comentado bastante ultimamente, foi o Rock in Rio de 1991, que eu estava lá na plateia e eu assisti ao Megadeth […]. Cada vez mais eu lembro desse momento, do Kiko ali com, sei lá, 19 anos. 18, 19 anos. Porque eu estava ali querendo estar lá. O Angra, nem sei se o Angra ainda estava na demo. Eu queria estar lá. Tinha já o Sepultura como uma referência de estar lá no palco, então eu já tinha essa vontade de estar em um palco grande, no Rock in Rio, em algum show assim.” 

Em 2009, Sepultura e Angra realizaram uma turnê nacional conjunta. Desde então, os caminhos das bandas se cruzaram em vários momentos diferentes. O mais recente aconteceu em junho, durante show em Fortaleza.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que sucesso do Sepultura não foi repetido pelo Angra, segundo Jairo...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades