As bizarras ideias iniciais do Red Hot para álbum que virou “Californication”

Banda queria explorar sonoridade eletrônica e tinha como inspiração dois álbuns em específico lançados na década de 1990

Lançado em junho de 1999, Californication marcou a trajetória do Red Hot Chili Peppers. Fenômeno de vendas, o disco emplacou sucessos como a faixa-título, “Otherside” e “Scar Tissue”. Estima-se que mais de 15 milhões de cópias tenham sido comercializadas globalmente. No Brasil, ganhou certificação de platina dupla.

Apesar de toda glória advinda, o processo envolveu muita superação. Antes do álbum tomar forma, a banda estava de laços cortados com John Frusciante. Por causa dos vícios, sobretudo em heroína, o guitarrista deixou os colegas em 1992. Dave Navarro (Jane’s Addiction) ocupou sua vaga.

- Advertisement -

Durante entrevista publicada na edição 331 da revista Classic Rock, Flea relembrou o momento conturbado. Segundo o baixista, havia esforços de sua parte, mas as relações estavam realmente estremecidas.

Tudo mudou quando o vocalista Anthony Kiedis visitou o antigo colega no hospital. A amizade foi retomada e os dois, juntos, apareceram na porta da casa de Flea.

À época, em 1998, o baixista trabalhava em um projeto solo, onde gravaria vocais e ofereceria “guitarras sensíveis”. Porém, quando deparou-se com os músicos lado a lado, mudou de ideia na mesma hora.

Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, destacou: 

“[Ver Frusciante com uma guitarra] foi uma visão tão incrível. Eu pensei: ‘f#da-se o disco solo, é hora de fazer isso’.”

“Californication” eletrônico?

De início, os integrantes voltaram a tocar em conjunto na garagem de Flea e “imediatamente as coisas começaram a se encaixar”. Assim, ideias bizarras a respeito de seus próximos passos também surgiram.

Flea sugeriu que gravassem um álbum de música eletrônica. “Zooropa” (1993), do U2, e “The Fat of The Land” (1997), do Prodigy, eram as inspirações iniciais para o que tornou-se o “Californication”.

Porém, não deu certo. As razões também são inusitadas. Tanto William Orbit, conhecido por trabalhar com Madonna e Blur, quanto David Bowie, cotados para a produção, recusaram o convite. Assim, os músicos optaram por mudar a rota e explorar influências do rock alternativo e do punk-funk junto ao lendário Rick Rubin, responsável pelos dois discos anteriores.

À MTV em 1999, Anthony Kiedis já havia contado a história. De acordo com o vocalista, a banda na verdade abordou cerca de cinco produtores para o tal disco eletrônico, incluindo Flood, famoso pelas colaborações com o Nine Inch Nails

“Basicamente ligamos para cerca de cinco outras pessoas, de David Bowie a Flood. E todos eles praticamente disseram: ‘é muito gentil da parte de vocês perguntar, mas acho que não posso’. Mas conseguir Rick, no final, acabou sendo, novamente, o que precisávamos.”

Red Hot Chili Peppers atualmente

O Red Hot Chili Peppers de Anthony Kiedis (voz), Chad Smith (bateria), Flea (baixo) e John Frusciante (guitarra) encerrou no fim de julho a turnê de divulgação de Unlimited Love e Return of the Dream Canteen, álbuns lançados em 2022. Os dois trabalhos marcam o retorno de Frusciante ao grupo, em uma retomada da formação considerada clássica.

No último dia 11 de agosto, a banda fez uma participação na cerimônia de encerramento da Olimpíada de Paris 2024 diretamente de Los Angeles, nos Estados Unidos. O intuito era celebrar a chegada dos jogos na cidade californiana em 2028.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs bizarras ideias iniciais do Red Hot para álbum que virou “Californication”
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 24 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades