O principal papel de Phil Collins quando entrou no Genesis, segundo o próprio

Baterista e futuro vocalista não fazia parte do núcleo criativo logo que entrou na banda

A presença de Phil Collins no Genesis foi tão impactante que muitos sequer sabem que ele foi o quarto baterista do grupo – contando apenas músicas que efetivamente participaram de gravações. Chris Stewart, John Silver e John Mayhew empunharam as baquetas na banda antes do integrante que ajudaria a levar a sonoridade a outro patamar.

Ainda assim, como todo novo membro, o artista precisou respeitar a hierarquia criativa de quem já estava lá. A saída temporária foi arrumar outra maneira de incentivar os colegas no processo – uma que ele sabia muito bem como fazer.

- Advertisement -

Disse o astro à revista Prog, em 2015:

“Nunca me disseram que seria apenas o baterista. Mas eu era esse interessante pino quadrado em um buraco redondo. Eu era o palhaço, o cara engraçado da turma do fundo da sala de aula. A única pessoa que brincava com os outros. Eu realmente era o único contato do Genesis com o mundo exterior.”

A presença de Phil também ajudou o grupo a estabelecer contatos com figuras que seriam decisivas na carreira.

“Interagindo e tocando com outras pessoas os apresentei aos produtores David Hentschel e, mais tarde, Hugh Padgham. Sempre fui o único a procurar olhar para fora da bolha. Mas eles encorajaram isso. Li algo no livro de Mike Rutherford [sua autobiografia, ‘The Living Years’] onde ele escreveu: ‘Se Phil tivesse uma ideia, você ouvia…’ Fiquei muito tocado por isso.”

Leia também:  Foo Fighters cancela show semanas após anúncio de traição de Dave Grohl

Phil Collins e Genesis

Na metade dos anos 1970, Phil Collins acumularia as funções de baterista – em parceria com músicos convidados – e vocalista do Genesis, após a saída de Peter Gabriel. O período representaria a mudança para um som mais acessível e o maior sucesso comercial da banda, que se tornaria uma atração de estádios e arenas.

O artista também deu início a uma carreira solo ainda mais bem-sucedida, o que o tirou da banda no final do século passado. Ele se reuniu com os colegas para três turnês. A mais recente, “The Last Domino?”, representou sua despedida dos palcos, devido a problemas de saúde avançados.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO principal papel de Phil Collins quando entrou no Genesis, segundo o...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades