A música de série televisiva que exemplifica um bom riff, segundo Joe Perry

Composição de Neal Hefti se tornou hino extraoficial de um dos mais conhecidos super-heróis

Seria fácil para Joe Perry usar exemplos de músicas compostas por guitarrista que servem como exemplo de um riff marcante. Porém, o membro do agora extinto Aerosmith se valeu de outra composição para mostrar como se cria um fraseado instrumental marcante.

A escolhida foi “Batman Theme”, tema composto por Neal Hefti em 1966. Ela foi usada na abertura da série televisiva que resgatou o prestígio de um dos mais conhecidos super-heróis. Ficou tão marcada no gosto popular que se tornou uma espécie de hino extraoficial do personagem.

- Advertisement -

Disse o instrumentista à revista Music & Musicians em 2015, conforme resgate do Far Out Magazine:

“Um riff é algo que todo mundo meio que canta junto. Para o fã médio, é algo memorável. Um dos maiores exemplos é a música tema original do Batman: são apenas três notas, mas se você cantarolar, todos reconhecem. Se eu estiver fazendo meu trabalho bem, um gancho de guitarra ficará na sua mente tanto quanto o vocal.”

Neal Hefti e “The Batman Theme”

Neal Hefti compôs “The Batman Theme” com inspiração em trilhas de filmes de espionagem, além de fraseados de guitarra oriundos da surf music. Posteriormente, ganhou versões de vários artistas ligados ao rock e metal, como The Ventures, The Kinks, The Jam, The Who e Voivod.

Ritchie Blackmore também já admitiu ter se inspirado na melodia para compor o riff de “Space Truckin’”. Um dos maiores clássicos do Deep Purple, a música faz parte de seu álbum mais bem-sucedido, “Machine Head” (1972). Prince criou uma adaptação para o filme do Batman de 1989, intitulada “Batdance”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música de série televisiva que exemplifica um bom riff, segundo Joe...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades