Fio condutor do álbum “Layla and Other Assorted Love Songs” (1970), do Derek and the Dominos, a música “Layla” é uma das mais conhecidas da carreira de Eric Clapton. Seu riff introdutório, criado por Duane Allman (The Allman Brothers Band), o refrão apoteótico e a letra declarando amor proibido entraram para a história do rock.
No entanto, seu autor reconhece a dificuldade de tocá-la ao vivo. Em entrevista de 2001, quando promovia o disco “Reptile”, o bluesman explicou o que o fazia considerar a canção uma das mais complexas do repertório – embora ela não possa faltar nos setlists até hoje.
Ele disse a Mike Hrano, conforme resgate do Far Out Magazine:
“‘Layla’ é uma música difícil de tocar ao vivo. Você tem que ter um bom complemento de músicos para fazer todos os ingredientes funcionarem. É complicado executá-la como um quarteto, por exemplo, porque há algumas partes que você tem que tocar e cantar linhas completamente opostas, o que é quase impossível de fazer.”
Derek and the Dominos e “Layla”
“Layla” foi inspirada no romance persa “Laila e Manjum“, escrito pelo poeta Qays Ibn Al-Mulawwah. Abordava o amor inicialmente não-correspondido de Clapton por Pattie Boyd, então esposa de seu amigo George Harrison (Beatles). Os dois acabariam se casando posteriormente.
Além das composições próprias, o tracklist de “Layla and Other Assorted Love Songs” contava com versões para músicas de Jimmy Cox, Charles Segar & Willie Broonzy, Bill Myles, Chuck Willis e Jimi Hendrix. O álbum não fez sucesso à época do lançamento, mas venderia mais de 4 milhões de cópias com o reconhecimento posterior.
Eric Clapton no Brasil
Em 2024, Eric Clapton vem ao Brasil para quatro shows com abertura de Gary Clark Jr. As datas e locais são:
- 24 de setembro: Ligga Arena, Curitiba;
- 26 de setembro: Jeunesse Arena, Rio de Janeiro;
- 28 de setembro: Vibra, São Paulo;
- 29 de setembro: Allianz Parque, São Paulo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.