Após o lançamento do álbum de estreia “Echoes of the Soul” em 2021, a Crypta disponibilizou o segundo disco de estúdio “Shades of Sorrow” em agosto do ano passado. Apesar do trabalho “recente”, a banda já está planejando o sucessor.
Durante entrevista à edição 391 da revista Metal Hammer, Fernanda Lira revelou os detalhes. Segundo a vocalista e baixista, as integrantes ainda não começaram as gravações, mas já há uma ideia conceitual para o material. Em suas palavras, a temática escolhida envolverá muita pesquisa e disciplina.
Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, ela disse:
“Eu tenho o conceito do álbum – bem, agora vocês sabem que será um álbum conceitual – praticamente pronto na minha mente. Em termos de letras, sei exatamente sobre o que quero escrever e isso vai envolver muito estudo, então tenho um ano muito intenso pela frente.”
As letras também não devem tomar forma tão cedo. Como explicado pela artista, o grupo passará o resto do ano na estrada – o que “atrasará” o processo. Sendo assim, é provável que o projeto chegue a público somente em 2026:
“Não começamos a compor músicas porque estamos em turnê. Até o final deste ano, teremos feito cerca de 150 shows em 2024. Então, sim, o novo álbum está longe, [sai] em 2026.”
Anteriormente, a musicista já havia contado o desejo de compor um trabalho totalmente voltado ao conceito. De início, era essa a proposta para o “Shades of Sorrow”, mas, por questões de tempo, não aconteceu da maneira idealizada. Ao jornalista Gustavo Maiato para o Whiplash, ela pontuou:
“A capa [do ‘Shades of Sorrow’] está estritamente ligada ao conceito do disco, que é um álbum semi conceitual. Inicialmente, minha intenção era que fosse completamente conceitual, mas, por questões de tempo, não pude fazer da forma que eu gostaria, conectando uma música à outra. Assim, o álbum acabou sendo semi conceitual.”
Crypta em turnê
A Crypta segue divulgando o mais recente álbum, “Shades of Sorrow” (2023). O quarteto finaliza uma turnê pela Europa neste mês de agosto e realiza mais um giro pela América do Norte ainda este ano, entre setembro e outubro, como abertura do Hatebreed. Também há uma apresentação agendada para a próxima edição do Rock in Rio, além de uma curta excursão pelo Brasil com as seguintes datas:
- 06/09 Goiania GO, Martin Cererê
- 07/09 Brasília DF, Toinha
- 08/09 Belo Horizonte MG, Mister Rock
- 13/09 Teresina PI, Bueiro do Rock
- 14/09 Fortaleza CE, Festival Ponto Ce
- 15/09 Rio de Janeiro RJ, Rock in Rio
- 15/12 São Paulo SP, Cine Joia
Sobre “Shades of Sorrow”
Disponibilizado em 4 de agosto do ano passado, “Shades of Sorrow” é o segundo álbum da Crypta. O disco vem sendo muito elogiado entre público e crítica especializada. Entre os principais resultados obtidos estão a entrada em duas paradas da Billboard, nos Estados Unidos em sua semana de lançamento.
Uma delas é a Top Current Album Sales, que elenca os discos recém-lançados mais vendidos no momento, considerando apenas a comercialização tradicional – ou seja, de mídia física e downloads digitais. Projetos “antigos” não entram na conta, assim como os números de streaming. Nesse chart, a Crypta ocupa a posição 71, com mil cópias.
A outra é a Emerging Artists, responsável por listar os “artistas em desenvolvimento” mais populares da semana, medindo seu desempenho como um todo (vendas tradicionais e streaming). Especificamente nesse caso, o grupo brasileiro conquistou o 41º lugar.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.