Os dois mitos sobre Van Halen que são totalmente falsos, segundo Mark Kendall

Guitarrista do Great White assistiu Eddie e companhia em seus primórdios e desmente lendas

A revolução que o Van Halen causou na cena ajudou a criar algumas lendas que se espalham até hoje. Mark Kendall, guitarrista do Great White, assistiu ao grupo em seus primórdios e não ajudou a disseminar essas histórias. Ao contrário, ele prefere esclarecer os fatos.

Em entrevista ao Booked on Rock, o músico fez questão de detalhar as coisas como viu à época. O primeiro era que, na hora de executar a técnica do tapping, Eddie Van Halen virava de costas para a plateia, na intenção de esconder a habilidade de possíveis imitadores.

- Advertisement -

Ele contou, conforme transcrição do Ultimate Guitar:

“Eu nunca vi isso. Ouvi pessoas dizendo que acontecia, mas jamais o vi virar as costas para o público. Até porque demorou muito tempo para ele começar a tocar ‘Eruption’ ao vivo.”

Mark ainda ressaltou que o colega de instrumento sequer usava um modelo de guitarra adequado para os malabarismos que realizou posteriormente.

“Ele nem tinha alavanca na guitarra. Tocava em uma Les Paul quando o vi pela primeira vez. Você o via trocar de guitarra e tudo mais. Mas a alavanca veio depois, junto com o tapping. Mas eu nunca o vi virar as costas e tentar esconder o que estava fazendo ou algo assim.”

David Lee Roth, um cara legal

Outro mito tem a ver com o estrelismo de David Lee Roth. Kendall deixa claro que o vocalista era uma figura bastante acessível.

Leia também:  A música do Pearl Jam com solo inspirado no Kiss — e por consequência no The Doors

“Ele era um doce de pessoa, na verdade. Conversamos algumas vezes. Um dia eu estava jogando em um torneio de sinuca em um bar de Pasadena e ele estava na parte de cima comendo. Subi, sentei e conversamos. Meu irmão já tinha saído com ele antes. Dave tem essa reputação de ser um cara de ego grande, mas ouviu tudo que falei sobre mim. Ficava perguntando: ‘O que você está fazendo? Como está a banda?’ e coisas assim. Gostava de se envolver em conversas, não era só ‘eu, eu, eu, eu’. Falava e escutava.”

Van Halen nos primórdios

Apesar de ter lançado o primeiro álbum apenas em 1978, o Van Halen já era uma banda consolidada na cena californiana anos antes. O quarteto tocava covers e músicas autorais no circuito de clubes e bares local, desenvolvendo grande reputação.

A grande virada veio em 1976, quando foram descobertos por Gene Simmons (Kiss), que lhes financiou e produziu a primeira demo. O registro despertou a atenção da Warner, fazendo com que o grupo alcançasse o sucesso e mudasse a história do hard rock.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesOs dois mitos sobre Van Halen que são totalmente falsos, segundo Mark...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades