Quando Taylor Hawkins indicou o novo vocalista do Yes

Saudoso baterista do Foo Fighters usou sua influência junto a Chris Squire para propor amigo de infância à banda

Em 2012, o Yes passava por um momento de incertezas na função de vocalista. Com problemas de garganta, Benoît David não conseguiu finalizar a turnê mundial divulgando o álbum “Fly From Here”, lançado no ano anterior. A saída se tornaria inevitável com o passar dos meses, fazendo com que a banda precisasse sair em busca de outro substituto para a função que até hoje possui apenas um titular aceito pelos fãs: Jon Anderson.

Taylor Hawkins possuía uma relação de admiração que se tornou amizade com os ídolos, especialmente o baixista Chris Squire. O membro do Foo Fighters acreditava conhecer o cantor ideal para as necessidades do grupo: seu amigo de infância Jon Davison, a quem conhecia desde os nove anos de idade.

- Advertisement -

Em entrevista à Classic Rock, o frontman lembrou:

“Taylor e eu nos conhecemos quando ele se mudou para meu bairro em Laguna Beach, Califórnia, por volta de 1981. Eu tinha dez anos e ele nove. Lembro de um garoto grato e feliz simplesmente por ter um amigo que morava na mesma rua. Rapidamente ficamos grudados. Como a maioria dos garotos da nossa geração, éramos obcecados por Star Wars. Minhas primeiras memórias são de sermos nerds de Star Wars, nos vestindo como os personagens e encenando cenas dos filmes.”

Os dois tiveram vários projetos musicais juntos, compartilhando os primeiros passos e o amor por Queen, Rush e The Police, entre outros.

Jon Davison, Yes e “Heaven & Earth”

A banda deu um voto de confiança ao instinto de Hawkins e chamou Davison para concluir a turnê. Entre abril e agosto, o quinteto percorreu Oceania, Ásia e América do Norte. Além de Davison e Squire, a formação reunia o guitarrista Steve Howe, o tecladista Geoff Downes e o baterista Alan White.

Após a aprovação do público, foi a hora de começar a trabalhar em um álbum. Para tal, Jon iniciou uma verdadeira peregrinação, compondo individualmente com cada membro. Das oito faixas de “Heaven & Earth”, o vocalista assinou sete em parceria com os outros integrantes.

Lançado em 16 de julho de 2014, foi o 21º álbum de estúdio da carreira do Yes. Além de marcar a estreia de Davison, foi o último com Chris Squire, que faleceria no ano seguinte em decorrência de um câncer. Seu substituto, Billy Sherwood, assinou a mixagem junto do produtor Roy Thomas Baker.

Leia também:  Como é relação no System of a Down atualmente, segundo Shavo Odadjian

O disco chegou ao 20º lugar no Reino Unido e 26º nos Estados Unidos, melhor performance da banda nas duas principais paradas da indústria musical no século atual.

Lembranças de Taylor Hawkins

Jon Davison segue à frente do Yes até hoje. A amizade com Taylor permaneceu até o fim da vida do baterista, morto em 25 de março de 2022, durante turnê do Foo Fighters pela América do Sul. Na mesma entrevista já mencionada, o cantor recordou os últimos contatos.

“A última vez que nos vimos pessoalmente foi em 2019, quando o Foo Fighters fez um show em Dublin, na Irlanda, onde eu estava morando. Subi ao palco com eles e cantei ‘Under Pressure’, do Queen.”

Apesar da distância física, o significado da amizade foi conservado por ambos.

“Ligávamos um para o outro e conversávamos pelo menos uma vez por semana, só para nos comunicarmos e desejarmos o melhor em nossas aventuras. Eu sentia que Taylor realmente queria que eu fosse tão feliz e realizado musicalmente quanto ele era. Ele sempre foi muito leal ao fato de termos crescido juntos.”

A frequência de contato permitiu uma despedida – mesmo sem que soubessem – pouco antes da partida.

“Conversamos uns 10 dias antes de Taylor morrer, um pouco antes de ele ir para a América do Sul. Eu estava terminando uma turnê com John Lodge (The Moody Blues) e ele estava realmente animado por mim. Desejou boa sorte.”

Sendo assim, o que Davison guardará na memória para sempre está nas últimas palavras do amigo.

“Nós sempre terminávamos nossas longas conversas dizendo um ao outro: ‘Eu te amo’. E essas foram suas últimas palavras para mim: ‘Eu te amo’. Não posso realmente pedir mais nada, considerando tudo.”

Em 2019, Jon Davison participou de “Get the Money”, terceiro e último álbum do Taylor Hawkins & the Coattail Riders. Ele cantou na faixa de abertura, “Crossed the Line”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Taylor Hawkins indicou o novo vocalista do Yes
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades