O álbum da carreira de Jimmy Page que o próprio considera “capenga”

Disco de 1988 contou com participações de Robert Plant e Jason Bonham, mas não empolgou seu criador

O The Firm pode facilmente ser considerado o grande fracasso da carreira de Jimmy Page. O supergrupo montado com Paul Rodgers (Free, Bad Company) nos vocais, Tony Franklin (Blue Murder) no baixo e Chris Slade (AC/DC, Asia, David Gilmour) na bateria lançou dois discos e passou longe do sucesso – além de oferecer qualidade musical aquém das capacidades dos envolvidos.

Sem a possibilidade de reunir o Led Zeppelin, o guitarrista partiu para o primeiro álbum solo em um formato convencional, após a trilha do filme “Desejo de Matar II”, publicada em 1982. O resultado foi “Outrider”, que assim como os seus antecessores, não agradou nem mesmo ao seu criador.

- Advertisement -

Em resgate do Far Out Magazine, o próprio confessou que não se sentia confiante com o material. Ele disse:

“Quando eu escrevia para o Led Zeppelin, sabia exatamente qual seria a abordagem. Compunha com a voz de Robert na minha cabeça. Acho que é neste ponto que ‘Outrider’ acaba soando um pouco capenga.”

Talvez isso ajude a explicar porque o astro nunca mais se sentiu à vontade em desenvolver alguma obra usando o próprio nome em vez de uma banda.

Jimmy Page e “Outrider”

“Outrider” saiu no dia 19 de junho de 1988. Das 9 faixas do tracklist original, 3 contam com vocais de Chris Farlowe, 2 de John Miles e 1 de Robert Plant. As outras 3 são instrumentais.

Além das músicas autorais, contava com uma versão para “Hummingbird”, de Leon Russell. Jason Bonham gravou a bateria em 7. As outras 2 foram registradas por Barriemore Barlow, ex-Jethro Tull.

Ganhou disco de ouro nos Estados Unidos, onde chegou ao 26º lugar do The Billboard 200 – uma posição acima da obtida no Reino Unido. Inicialmente, seria um trabalho duplo. Mas durante um assalto à casa de Page, as demos foram roubadas e não havia outras cópias.

A turnê de divulgação aconteceu entre setembro e novembro, passando apenas por América do Norte e Grã-Bretanha. A banda de apoio contou com Miles e Bonham, além do baixista venezuelano radicado na Inglaterra Durban Laverde. O repertório incluía várias músicas do Led Zeppelin.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO álbum da carreira de Jimmy Page que o próprio considera “capenga”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades