O álbum do Black Sabbath que faz Ozzy Osbourne sentir vergonha

Disco chegou a ser trabalhado com outro vocalista após saída temporária do Madman

Apesar de contar com seus admiradores atualmente, o álbum “Technical Ecstasy” (1976) representou o ponto mais baixo da fase original do Black Sabbath. O disco não agradou os fãs pela sonoridade um tanto quanto experimental para os padrões do grupo, que rendeu até mesmo acusações de que o quarteto estaria tentando capturar o estilo do então ascendente Queen.

Para piorar, as relações internas entre os membros também estavam deterioradas. Sendo assim, Ozzy Osbourne acabou saindo. Os instrumentistas chamaram Dave Walker, ex-Savoy Brown e Fleetwood Mac. Ele chegou a fazer uma aparição como frontman do conjunto na BBC, cantando “War Pigs” e a então inédita “Junior’s Eyes”, em uma das mais procuradas lost medias da história – exceção ao áudio da segunda, que pode ser conferido aqui.

- Advertisement -

Pouco antes de a banda retornar ao estúdio, o Madman decidiu voltar. As músicas para o que seria “Never Say Die!” (1978) já estavam escritas, mas ele se recusou a cantar o material criado junto de seu substituto. Algumas letras acabaram sendo refeitas. Duas não tiveram tempo para modificações. Assim, “Swinging the Chain” teve o baterista Bill Ward assumindo a função, enquanto “Breakout” permaneceu instrumental.

Apesar de a faixa-título ter feito moderado sucesso, a ponto de levar o Sabbath de volta ao programa “Top of the Pops” após mais de meia década, Ozzy não guarda as melhores lembranças. Em declaração resgatada pelo Far Out Magazine, ele disse:

“Os últimos álbuns do Black Sabbath foram muito deprimentes para mim. Eu estava fazendo apenas pensando no que poderíamos tirar da gravadora, engordar com cerveja e lançar um disco. ‘Never Say Die!’ é o pior trabalho com o qual já estive envolvido. Tenho vergonha dele, o considero nojento.”

Capa de "Never Say Die!", álbum lançado pelo Black Sabbath em 1978
Capa de “Never Say Die!”, álbum lançado pelo Black Sabbath em 1978

Geezer Butler concorda

Curiosamente, Ozzy não é o único a pensar dessa forma. À revista Metal Edge, em repercussão do American Songwriter, o baixista Geezer Butler concordou com o colega.

“Nós perdemos completamente o rumo, eu acho. Paramos com o que fez o Sabbath ser o que era e começamos a buscar coisas mais melódicas, o que foi um erro olhando para trás. ‘Never Say Die!’ é facilmente o pior álbum que fizemos.”

O músico ainda deixa claro que assumir o controle geral dos caminhos, incluindo o que cabia aos empresários, prejudicou decisivamente o coletivo.

“Tentamos administrar a carreira e produzir o disco por conta própria. No fim das contas, nenhum de nós tinha a mínima ideia do que fazer. A essa altura, estávamos passando mais tempo com advogados e no tribunal do que no estúdio escrevendo. Era muita pressão para nós e a música sofreu.”

Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, em foto de 2017
Geezer Butler, baixista do Black Sabbath, em imagem de 2017 (foto: s_bukley / Depositphotos)

Black Sabbath e “Never Say Die!”

Oitavo álbum do Black Sabbath, “Never Say Die!” foi o último trabalho totalmente de material inédito gravado pela formação original. A capa original foi trocada e reaproveitada pelo Rainbow no álbum “Difficult To Cure”, três anos depois.

Sua melhor colocação em uma parada foi o 12º lugar na do Reino Unido. Ganhou disco de ouro nos Estados Unidos apenas quase duas décadas após o lançamento.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO álbum do Black Sabbath que faz Ozzy Osbourne sentir vergonha
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades