Scott Ian faz parte de outros projetos além do Anthrax. Desde 2019, o guitarrista, por exemplo, integra o Mr. Bungle, liderado por Mike Patton (Faith No More). No repertório dos shows , é comum que apareçam não só músicas autorais, como versões de outros artistas.
Conversando a respeito do assunto com o comediante e cantor Don Jamieson, o músico mencionou uma canção do Van Halen que integra os setlists e que, em sua opinião, é a “mais metal” do catálogo da banda. Trata-se de “Loss of Control”, do álbum “Women and Children First” (1980).
Acompanhada de “Tora! Tora!”, do mesmo trabalho, a releitura ganhou sua primeira execução em livestream realizada em outubro de 2020 — sendo introduzida como um “tributo ao Van Halen”. Intitulada “The Night They Came Home”, a transmissão virou um álbum ao vivo, disponibilizado nas plataformas digitais no ano seguinte.
Nas palavras do guitarrista Trey Spruance, o Mr. Bungle até tentou tocá-la nos anos 1990, mas preferiu descartar a ideia porque “ficou horrível”. À época, optaram por “Dirty Movies”, do disco “Fair Warning” (1981).
Mais recentemente, com a retomada dos shows pós-pandemia, “Loss of Control” também foi apresentada em outros compromissos. Inclusive, esteve no set em show do mês passado, em Minneapolis, Estados Unidos, de acordo com o Setlist.fm.
Segundo transcrição da Ultimate Guitar, Scott mencionou o nervosismo por precisar “copiar” o saudoso Eddie Van Halen ao executar a faixa e a descreveu da seguinte maneira:
“Não preciso exaltar Mike Patton. Acredito que todo mundo reconheça o seu talento. Mas ele parece canalizar algo quando tocamos essa música. É uma loucura. Quando fizemos a transmissão, eu fiquei muito nervoso. Eu sou um guitarrista base meio homem das cavernas. E, de repente, recebi um desafio: ‘tenho que tocar as partes de Eddie [Van Halen]’. Essa música é provavelmente a música mais metal do catálogo do Van Halen. Isso é meio que minha especialidade.”
Por fim, acrescentou:
“E Dave Lombardo [baterista] simplesmente arrasa. Eu escuto [essa versão] o tempo todo. Não consigo acreditar que faço parte disso. É tão boa. [Risos].”
Van Halen, Scott Ian e “Loss of Control”
Anteriormente, durante participação no That Rock Podcast, Scott Ian contou o desejo antigo do Mr. Bungle de incorporar “Loss of Control” ao set. Ele declarou (via Ultimate Guitar):
“O Mr. Bungle sempre quis tocar essa faixa. Mike [Patton] me disse que eles queriam executar ‘Loss of Control’ nos anos 90, quando ainda estavam ativos. Ele falou: ‘mas não fomos bons o suficiente para isso. Agora, com essa formação, com você e com o [Dave] Lombardo, funciona’ […]. É muito divertido tocar essa música. Acho que talvez na escala dos riffs do Van Halen não seja a coisa mais difícil que Eddie já compôs. Ainda assim, fico com medo toda vez que preciso tocá-la porque fico preocupado em não fazer justiça ao trabalho dele.”
“Loss of Control” é uma das faixas do terceiro álbum de estúdio do Van Halen, “Women and Children”. Lançado em março de 1980, o disco foi o primeiro da banda a trazer apenas composições autorais, sem covers. “And the Cradle Will Rock…” e “Everybody Wants Some!!” saíram como singles.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.