Metallica lançou “Load” há 28 anos; veja outros fatos da música em 4 de junho

Data marca também o lançamento do álbum mais popular de Bruce Springsteen e de game diretamente ligado ao rock

Há 28 anos, em 4 de junho de 1996, o Metallica lançava “Load”, seu 6º disco de estúdio. Traz um som mais orientado ao hard rock, em transição iniciada no “Black Album” (1991). “Until it Sleeps”, “Hero of the Day”, “Mama Said” e “King Nothing” foram os singles.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 4 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 40 anos, em 4 de junho de 1984, Bruce Springsteen lançava “Born in the U.S.A.”, seu 7º disco de estúdio. É o álbum de maior sucesso do cantor, com 7 singles que chegaram ao top 10 dos EUA. “Cover Me”, “Dancing in the Dark” e a faixa-título são os destaques.

-> Há 31 anos, em 4 de junho de 1993, era lançado o game “Rock n’ Roll Racing”. O jogo de corrida da Blizzard, para Super Nintendo e Mega Drive, trouxe músicas como “Paranoid” (Black Sabbath), “Born to Be Wild” (Steppenwolf) e “Highway Star” (Deep Purple) na trilha sonora.

-> Há 2 anos, Alec John Such nos deixava. O baixista do Bon Jovi morreu em 5 de junho de 2022, aos 70 anos, em decorrência de um infarto. Integrou a banda entre 1983 e 1994, encerrando a carreira artística após sua saída.

-> Há 17 anos, em 4 de junho de 2007, Paul McCartney lançava “Memory Almost Full”, seu 14º disco solo. Traz o ex-Beatle gravando todos os instrumentos em 7 músicas do álbum. Os singles foram “Ever Present Past”, “Dance Tonight” e “Nod Your Head”.

-> Há 41 anos, em 4 de junho de 1983, o Motörhead lançava “Another Perfect Day”, seu 6º disco de estúdio. Único com o guitarrista Brian Robertson (Thin Lizzy), conta com uma sonoridade mais hard rock. As músicas “I Got Mine” e “Shine” foram promovidas como singles.

-> Há 17 anos, em 4 de junho de 2007, o Dream Theater lançava “Systematic Chaos”, seu 9º disco de estúdio. Chegou ao top 20 das paradas de oito países, incluindo Estados Unidos. As músicas “Constant Motion” e “Forsaken” saíram como singles.

-> Há 11 anos, em 4 de junho de 2013, o Megadeth lançava “Super Collider”, seu 14º disco de estúdio. Último com o baterista Shawn Drover e o guitarrista Chris Broderick, não agradou boa parte dos fãs por sua sonoridade deslocada e mais orientada ao hard rock.

-> Há 10 anos, em 4 de junho de 2014, o Arch Enemy lançava “War Eternal”, seu 9º disco de estúdio. O álbum marcou as estreias da vocalista Alissa White-Gluz, substituindo a agora empresária Angela Gossow, e do guitarrista Nick Cordle.

Leia também:  Vocalista de metalcore grita tão alto ao gravar música que faz polícia ir a estúdio

-> Há 71 anos, em 4 de junho de 1953, nascia Paul Samson. O guitarrista do Samson morreu em 9 de agosto de 2002, aos 49 anos, de câncer. Sua banda foi uma das pioneiras da New Wave of British Heavy Metal e revelou Bruce Dickinson, que se tornaria vocalista do Iron Maiden.

-> Há 17 anos, em 4 de junho de 2007, o Kamelot lançava “Ghost Opera”, seu 8º disco de estúdio. Foi a estreia do tecladista Oliver Palotai e o último com o baixista Glenn Barry. “The Human Stain”, “Rule the World”, “Love You to Death” e a faixa-título foram singles.

-> Dino Jelusick (nasceu em 4 de junho de 1992)

-> Hoje, Dino Jelusick faz 32 anos. O vocalista, que nasceu em 4 de junho de 1992, iniciou carreira com a banda de hard rock Animal Drive. Também trabalhou com a Trans-Siberian Orchestra e Whitesnake, neste como tecladista e co-vocalista.

-> Há 3 anos, em 4 de junho de 2021, Billy F Gibbons lançava “Hardware”, seu 3º disco solo. O trabalho traz Matt Sorum (ex-Guns N’ Roses) na bateria em todas as faixas, além de participação do duo Larkin Poe em “Stackin’ Bones”.

-> Há 3 anos, em 4 de junho de 2021, Paul Gilbert lançava “Werewolves of Portland”, seu 16º disco de estúdio. Traz o guitarrista do Mr. Big mantendo a proposta de criar melodias típicas de vocais na guitarra. O filho do músico participa do videoclipe da faixa-título.

-> Há 4 anos, Steve Priest nos deixava. O baixista e vocalista do Sweet morreu em 4 de junho de 2020, aos 72 anos. A causa não foi revelada. Fez parte da banda desde sua fundação até o fim, em 1981. Depois, teve uma versão própria do grupo.

-> Há 22 anos, em 4 de junho de 2002, o Manowar lançava “Warriors of the World”, seu 9º disco de estúdio. Traz homenagens a nomes como Elvis Presley e Luciano Pavarotti. A música “Nessun Dorma” é dedicada à mãe do vocalista Eric Adams, que morreu naquele ano.

-> Há 32 anos, em 4 de junho de 1992, o Iron Maiden fazia um show secreto para 400 pessoas, em um pub de Norwich, Inglaterra, usando outro nome: The Nodding Donkeys. A apresentação serviu como aquecimento para a turnê de “Fear of the Dark” (1992), a última antes da saída do vocalista Bruce Dickinson.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaMetallica lançou “Load” há 28 anos; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades