O MC5 confirmou o lançamento do álbum “Heavy Lifting” para 18 de outubro, via earMUSIC – um dia antes da indução do grupo ao Rock and Roll Hall of Fame. Com 13 faixas em sua versão convencional, o trabalho é o primeiro de inéditas da banda desde “High Time”, disponibilizado em 1971.
O guitarrista e líder do grupo, Wayne Kramer, assim como o baterista Dennis “Machine Gun” Thompson – que aparece apenas em parte dos registros –, faleceram após as gravações. O vocalista Brad Brooks participou ativamente do processo criativo, que teve produção de Bob Ezrin (Kiss, Pink Floyd, Alice Cooper, Lou Reed, Deep Purple, etc…).
Em material promocional, o produtor destaca:
“É um disco muito pesado. Tem uma mensagem revolucionária, mas também um grande senso de humor. Há um pouco de heavy metal. Há bastante funk. Mas é um disco pesado, com guitarras à esquerda, à direita e ao centro dos alto-falantes. Apenas uma parede de guitarras na maior parte do tempo, conduzida por Wayne e seu ethos. É um retrato instantâneo de um guitarrista no auge de seus poderes. Todos nós sentimos a responsabilidade de garantir que seu trabalho seja ouvido e ele seja celebrado. Colocamos nossos corações no projeto.”
O primeiro single, “Boys Who Play With Matches”, pode ser conferido no player abaixo.
Convidados e disco extra ao vivo
Para a empreitada, os músicos remanescentes da formação clássica contaram com o apoio de uma série de convidados. Entre eles, estão nomes como Slash (Guns N’ Roses), Tom Morello (Rage Against the Machine), William DuVall (Alice in Chains), Vernon Reid (Living Colour), Don Was, Abe Laboriel Jr (Paul McCartney) e Tim McIlrath (Rise Against).
A edição especial em CD e LP ainda trará um disco extra com registros da última turnê do grupo. À época, Wayne se cercou de um lineup que contava com o cantor Marcus Durant (Zen Guerrilla), o guitarrista Kim Tahyil (Soundgarden), o baixista Billy Gould (Faith No More) e o baterista Brendan Canty (Fugazi). Mark Arm (Mudhoney) também faz uma aparição especial.
Com as mortes de Kramer e Thompson, os cinco integrantes da formação clássica do MC5 partiram desta existência. O vocalista Rob Tyner se foi em 1991, enquanto o guitarrista Fred “Sonic” Smith desencarnou três anos mais tarde. Em 2012 foi a vez do baixista Michael Davis.
MC5 – “Heavy Lifting”
- Heavy Lifting (feat. Tom Morello)
- Barbarians At The Gate
- Change, No Change
- The Edge Of The Switchblade (feat. William Duvall and Slash)
- Black Boots (feat. Tim McIIrath)
- I Am The Fun (The Phoney)
- Twenty-Five Miles
- Because Of Your Car
- Boys Who Play With Matches
- Blind Eye (feat. Dennis Thompson)
- Can’t Be Found (feat. Vernon Reid and Dennis Thompson)
- Blessed Release
- Hit It Hard (feat. Joe Berry)
2º disco das versões especiais em LP e CD
- Ramblin’ Rose
- Kick Out The Jams
- Come Together
- Motor City Is Burning
- Borderline
- Gotta Keep Movin’
- Future/Now
- Poison
- Shakin’ Street
- Sister Anne
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.