Kiss lançou “Love Gun” há 47 anos; veja outros fatos da música em 30 de junho

Data marca também o aniversário de Yngwie Malmsteen e o lançamento do álbum mais vendido do Queen nos Estados Unidos

  • Leia mais sobre:
  • Kiss

Há 47 anos, em 30 de junho de 1977, o Kiss lançava “Love Gun”, seu 6º disco de estúdio. Fecha a fase clássica da banda, sendo o último com o baterista Peter Criss em todas as músicas. “I Stole Your Love”, “Shock Me” e a faixa-título são os destaques.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 30 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Hoje, Yngwie Malmsteen faz 61 anos. O guitarrista, que nasceu em 30 de junho de 1963, ficou conhecido por sua habilidade no instrumento e pelo desenvolvimento da sonoridade neoclássica no metal. Antes da carreira solo, tocou no Steeler e Alcatrazz.

-> Há 44 anos, em 30 de junho de 1980, o Queen lançava “The Game”, seu 8º disco de estúdio. Primeiro da banda com sintetizadores, foi o álbum de maior sucesso nos Estados Unidos, no embalo dos hits “Another One Bites the Dust” e “Crazy Little Thing Called Love”.

-> Há 26 anos, em 30 de junho de 1998, o System of a Down lançava “System of a Down”, seu disco de estreia. A imagem da capa vem de um pôster antifascista divulgado pelo Partido Comunista Alemão em 1928. As músicas “Sugar” e “Spiders” saíram como singles.

-> Há 49 anos, em 30 de junho de 1975, Rita Lee lançava “Fruto Proibido”, seu 4º disco solo. Segundo com a banda Tutti Frutti, é um de seus álbuns mais importantes. “Agora só Falta Você”, “Esse Tal de Roque Enrow” e “Ovelha Negra” estão entre os destaques.

-> Hoje, Tony Bellotto faz 64 anos. O guitarrista, que nasceu em 30 de junho de 1960, foi um dos membros fundadores dos Titãs e tocou em todos os álbuns da banda. Também ficou conhecido por seu trabalho como escritor de romances policiais.

-> Há 32 anos, em 30 de junho de 1992, o Suicidal Tendencies lançava “The Art of Rebellion”, seu 6º disco de estúdio. É o álbum de maior sucesso da banda, muito devido aos singles “Nobody Hears”, “Asleep at the Wheel” e “I’ll Hate You Better”.

-> Há 35 anos, em 30 de junho de 1989, era lançado o filme “Great Balls of Fire: A Fera do Rock”. Dirigido por Jim McBride, o longa traz a história de Jerry Lee Lewis (interpretado por Dennis Quaid), que rivalizava com Elvis Presley pelo posto de “rei do rock”.

-> Há 32 anos, em 30 de junho de 1992, o Blind Guardian lançava “Somewhere Far Beyond”, seu 4º disco de estúdio. Bastante inspirado por autores como Tolkien e Stephen King, traz como destaque “The Bard’s Song – In the Forest”, presença frequente nos shows.

Leia também:  Accept celebrará seus 50 anos com turnê e álbum de regravações

-> Há 32 anos, em 30 de junho de 1992, o Kyuss lançava “Blues for the Red Sun”, seu 2º disco de estúdio. Apesar de ter fracassado comercialmente, é um dos trabalhos mais importantes do stoner rock. Foi o último a contar com o baixista Nick Oliveri.

-> Há 38 anos, em 30 de junho de 1986, o Savatage lançava “Fight for the Rock”, seu 3º disco de estúdio. Primeiro com o baixista John Lee Midldleton, recebeu o selo de “conteúdo explícito” da própria gravadora como estratégia para as vendas.

-> Há 27 anos, em 30 de junho de 1997, o Iron Savior lançava “Iron Savior”, seu disco de estreia. A estreia do projeto de Piet Sielck com Kai Hansen foi o único da banda com o baterista Thomen Stauch (Blind Guardian), que trouxe o colega Hansi Kürsch para participação.

-> Hoje, Stanley Clarke faz 73 anos. O baixista, um dos fundadores da banda Return to Forever, nasceu em 30 de junho de 1951, se tornou um dos grandes expoentes de seu instrumento e figura de grande importância na criação do jazz fusion.

-> Hoje, Brendan O’Brien faz 63 anos. O produtor, um dos mais requisitados do rock, nasceu em 30 de junho de 1960, tem um trabalho de longa data com o Pearl Jam. Além disso, produziu álbuns de artistas e bandas como AC/DC, Rage Against the Machine, Bruce Springsteen, Velvet Revolver e The Killers, entre outros.

-> Há 34 anos, em 30 de junho de 1990, o Biohazard lançava “Biohazard”, seu disco de estreia. A música de abertura “Retribution” é inspirada no filme “O Poderoso Chefão Parte II”. “Wrong Side of the Tracks” e “Hold My Own” seriam regravadas no próximo álbum.

-> Hoje, Andy Scott faz 75 anos. O guitarrista, que nasceu em 30 de junho de 1949, foi o único membro da formação clássica do Sweet a permanecer na banda. Ao longo de sua carreira, tocou também com o The Silverstones e The Scaffold, além da carreira solo.

-> Há 33 anos, em 30 de junho de 1991, o Kid Abelha lançava “Tudo é Permitido”, seu 5º disco de estúdio. De bastante sucesso, traz músicas como “Grand Hotel”, “Gosto de Ser Cruel”, “A Indecência” e “Não Vou Ficar” (de Tim Maia, gravada por Roberto Carlos).

-> Há 44 anos, em 30 de junho de 1980, o Girlschool lançava “Demolition”, seu disco de estreia. Teve boa repercussão, no embalo da New Wave of British Heavy Metal. “Emergency”, “Nothing To Lose” e “Race With the Devil”, cover do The Gun foram os singles.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

  • Leia mais sobre:
  • Kiss
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaKiss lançou “Love Gun” há 47 anos; veja outros fatos da música...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades