John Entwistle morreu há 22 anos; veja outros fatos da música em 27 de junho

Data marca também o lançamento de “These Days”, álbum do Bon Jovi, e falecimento de Chris Squire, baixista do Yes

Há 22 anos, John Entwistle nos deixava. O baixista do The Who morreu em 27 de junho de 2002, aos 57 anos, de overdose. Era o único membro da banda que havia estudado música formalmente, o que se refletia em sua técnica no instrumento.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 27 de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 29 anos, em 27 de junho de 1995, o Bon Jovi lançava “These Days”, seu 6º disco de estúdio. Primeiro após a saída do baixista Alec John Such, traz uma sonoridade mais obscura. “This Ain’t a Love Song”, “Something for the Pain” e a faixa-título são os destaques.

-> Há 9 anos, Chris Squire nos deixava. O baixista do Yes morreu em 27 de junho de 2015, aos 67 anos, de leucemia. Uma das referências do baixo no rock progressivo, tocou em todos os álbuns de sua banda principal.

-> Há 39 anos, em 27 de junho de 1985, os Titãs lançavam “Televisão”, seu 2º disco de estúdio. Produzido por Lulu Santos, foi o primeiro álbum com o baterista Charles Gavin, na vaga deixada por André Jung. “Insensível” e a faixa-título saíram como singles.

-> Há 43 anos, em 27 de junho de 1981, o Motörhead lançava o disco ao vivo “No Sleep ‘til Hammersmith”. Único da banda a chegar no topo das paradas britânicas, foi gravado em vários shows na Inglaterra – nenhum deles na casa Hammersmith Odeon, citada no título.

-> Há 12 anos, em 27 de junho de 2012, o Linkin Park lançava “Living Things”, seu 5º disco de estúdio. Voltando a apostar na influência da música eletrônica, o álbum teve como singles as faixas “Burn It Down”, “Lost in the Echo”, “Powerless” e “Castle of Glass”.

-> Há 57 anos, em 27 de junho de 1966, The Mothers of Invention lançava “Freak Out!”, seu disco de estreia. Liderada por Frank Zappa, a banda apresentou um dos primeiros álbuns conceituais do rock, bem como um dos primeiros trabalhos duplos do gênero.

-> Há 35 anos, em 27 de junho de 1989, o Danger Danger lançava “Danger Danger”, seu disco de estreia. Ancorado por um hard rock bem melódico e pela voz carismática de Ted Poley, o álbum obteve boa repercussão, com músicas como “Naughty Naughty” e “Bang Bang”.

Leia também:  Festival em Presidente Prudente terá Kiko Loureiro, Detonautas e mais com ingresso até R$ 50

-> Há 54 anos, em 27 de junho de 1970, acontecia o primeiro show do Smile, banda que se tornaria o Queen, no Truro City Hall, na Cornuália, Inglaterra. Nessa época, o vocalista Freddie Mercury ainda era conhecido como Freddie Bulsara e o baixista era Mike Grose, precedendo John Deacon.

-> Há 38 anos, em 27 de junho de 1986, o Queensrÿche lançava “Rage for Order”, seu 2º disco de estúdio. Traz um som mais progressivo e letras com temáticas mais bem definidas que a estreia. “Gonna Get Close to You”, “The Whisper” e “Walk in the Shadows” foram singles.

-> Há 27 anos, em 27 de junho de 1997, o Hammerfall lançava “Glory to the Brave”, seu disco de estreia. Foi o único trabalho com o baixista Fredrik Larsson e com o guitarrista Glenn Ljungström. Jesper Strömblad, do In Flames, é creditado como baterista, mas não tocou.

-> Hoje, Abbath faz 51 anos. O vocalista e guitarrista, que nasceu em 27 de junho de 1973, foi um dos fundadores do Immortal. Em 2015, após romper com sua banda, começou uma carreira solo. Também tocou no Old Funeral, com Varg Vikernes, do Burzum.

-> Há 35 anos, em 27 de junho de 1989, o King’s X lançava “Gretchen Goes to Nebraska”, seu 2º disco de estúdio. Considerado um dos primeiros álbuns de metal progressivo, é baseado em uma história religiosa escrita pelo baterista Jerry Gaskill.

-> Há 29 anos, em 27 de junho de 1995, o Gov’t Mule lançava “Gov’t Mule”, seu disco de estreia. Gravado “ao vivo no estúdio”, o álbum apresenta uma sonoridade blues rock com destaque para o trabalho de guitarra de Warren Haynes.

-> Há 10 anos, em 27 de junho de 2014, o Quiet Riot lançava “10”, seu 12º disco de estúdio. Primeiro a contar com o vocalista Jizzy Pearl, o álbum apresenta seis músicas inéditas e quatro faixas gravadas em shows, ainda com Kevin DuBrow.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaJohn Entwistle morreu há 22 anos; veja outros fatos da música em...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades