O TikTok e a Universal Music Group chegaram a um acordo para o retorno das músicas de artistas da gravadora à rede social. O contrato anterior expirou em fevereiro deste ano e não foi renovado devido a diversas questões.
A principal delas era a discordância em relação ao uso de IA generativa em músicas de artistas da gravadora. A empresa alegou que a utilização desenfreada da ferramenta pelos usuários da mídia social,representava uma ameaça, do ponto de vista econômico, para ela e seus contratados – o que gerou uma troca de acusações entre as partes.
Com a volta, a plataforma voltará a contar com canções de vários artistas de renome. Entre os principais nomes, estão Taylor Swift, Drake, Green Day, Metallica, U2, Coldplay, Post Malone, Adele e The Weeknd.
Em comunicado divulgado em conjunto pelas duas empresas, o novo acordo garante a solução deste problema. Além disso, o TikTok a Universal trabalharão em conjunto para garantir a remoção de músicas modificadas com IA generativa sem qualquer tipo de autorização prévia.
“TikTok e a Universal trabalharão juntas para garantir que o desenvolvimento da IA através da indústria musical proteja a arte humana e a economia que flui para artistas e compositores. O TikTok também está comprometido a trabalhar com a Universal para remover músicas geradas com IA sem autorização da plataforma, além de (fornecer) ferramentas para melhorar as atribuições para artistas e compositores.”
Ole Obermann, executivo da parte musical da rede social, reforçou que essas novas ferramentas também possuem o objetivo de dar mais liberdade criativa para seus usuários, mas sem ferir qualquer tipo de direito autoral.
“Estamos animados em recepcionar a Universal de volta ao TikTok. Em particular, trabalharemos juntos para garantir que as ferramentas de IA sejam desenvolvidas de forma responsável para permitir uma nova era de criatividade musical e engajamento de fãs, enquanto protegemos a criatividade humana.”
TikTok e Universal Music Group
O novo acordo ainda inclui novas oportunidades de monetização com a rede social, consequência da capacidade de negócios gerada pelo TikTok. Por fim, também devem ser disponibilizadas outras ferramentas para artistas terem uma melhor análise de dados e integração com venda de ingressos de apresentações.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.