“O Aprendiz”, cinebiografia sobre os anos iniciais de carreira de Donald Trump, fez sua estreia no Festival de Cannes na segunda-feira (20). No entanto, o comitê de campanha do ex-presidente americano, que tenta retornar à Casa Branca na eleição deste ano, ameaçou processar os responsáveis pelo longa por conta de alguns conteúdos abordados.
Segundo os veículos de comunicação que conferiram a estreia, “O Aprendiz” aborda diversos momentos polêmicos do início de carreira do ex-presidente americano. A mais emblemática delas é a cena do suposto estupro cometido por Donald Trump contra sua primeira esposa, a já falecida Ivana — que já confirmou e, depois, desmentiu a acusação.
Também existem cenas nas quais o então jovem investidor do ramo imobiliário realiza uma lipoaspiração e implante capilar, além de fazer uso de metanfetamina.
Além da figura de Trump, há outro personagem polêmico em “O Aprendiz”. No caso, Roy Cohn, seu advogado e mentor, conhecido por seu envolvimento com o Macarthismo — a perseguição a comunistas nos Estados Unidos na década de 1950 — e por ter enviado dois espiões soviéticos para a cadeira elétrica.
Ameaça de processo
A equipe que trabalha com Donald Trump na eleição presidencial americana deste ano não ficou nada satisfeita ao descobrir os conteúdos abordados no filme. Steven Cheung, diretor de comunicação da campanha, ameaçou processar “O Aprendiz” e ainda afirmou que o longa se trata de um movimento de Hollywood para influenciar o pleito (via Consequence).
“Iremos mover uma ação judicial para tratar as afirmações flagrantemente falsas desses que dizem ser cineastas. Esse lixo é pura ficção que sensacionaliza mentiras desmentidas há muito tempo. Essa é uma interferência eleitoral das elites de Hollywood, pois sabem que o Presidente Trump irá retomar a Casa Branca e derrotar o candidato escolhido por eles porque tudo que fizeram não funcionou.”
Sobre “O Aprendiz”
Batizado em menção ao programa televisivo que deixou Donald Trump famoso, “O Aprendiz” irá explorar as origens do ex-presidente americano, em especial durante os anos 1970 e 1980. Sebastian Stan dá vida ao protagonista, enquanto Jeremy Strong, Maria Bakalova e Martin Donovan completam o elenco.
A direção é do cineasta iraniano-dinamarquês Ali Abbasi. Apesar de ter sido exibido em Cannes, “O Aprendiz” ainda não tem uma data exata para estrear nos cinemas.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.