A origem da expressão “ZoSo”, segundo Jimmy Page

Símbolo do guitarrista foi um dos adotados pela banda a partir do lançamento do seu quarto álbum

Lançado em 8 de novembro de 1971, o quarto álbum do Led Zeppelin não possui um título oficial. Convencionou-se chamar de Led Zeppelin IV pela sequência natural da discografia. Mas ele também é conhecido por “Four Symbols” e “ZoSo”, devido aos caracteres adotados pelos membros da banda.

Mas o que significaria a última expressão? Várias teorias foram elaboradas desde a época do lançamento, incluindo as de teóricos conspiracionistas e suas tentativas de ligar qualquer coisa ao diabo. O fato é que, em 2017, um fã perguntou a Jimmy Page sobre o tema.

- Advertisement -

Em sessão de perguntas e respostas à revista Uncut, o guitarrista respondeu:

“A ideia veio de mim. Todo mundo tinha um símbolo. Originalmente não haveria nenhuma informação sobre o álbum. Aí, alguém sugeriu ter uma espécie de marca, como se fosse de um artesão. Mas não seria tão fácil escolher, porque todos teriam sua ideia sobre talvez o que aquele símbolo deveria ser. Assim sendo, cada um escolheu seu próprio. Por ser o quarto álbum, todos os outros foram I, II e III em algarismos romanos, então teríamos quatro caracteres.”

De qualquer modo, o líder e principal compositor do grupo confessa ter aderido ao senso comum. Para ele, o disco em questão também é o “Led Zeppelin IV”.

Leia também:  Brian May surpreende ao escolher o melhor riff do Deep Purple

“Tendo trabalhado nele junto com todos os relançamentos, penso nele como ‘IV’ e, na verdade, também penso em ‘Houses of the Holy’ como ‘V’. Dito isto, cada um escolheu seu próprio símbolo e eu escolhi o meu. O que significa? Significa que escolhi meu símbolo e o coloquei lá. Se eu escrever um livro, provavelmente será o momento certo para descrever todo o processo, se você não se importar.”

Os simbolismos de “Led Zeppelin IV”

O mistério proposto pelos músicos do Led Zeppelin se apresentou de todas as formas no projeto. A capa do álbum contém uma pintura do século 19 fotografada em frente a uma construção parcialmente demolida, sem apresentar nenhum nome ou inscrição para identificar a banda. A ideia era transmitir a mensagem de que a música era a única coisa que importava.

Além do “ZoSo” representando Page, o baixista John Paul Jones adotou círculo que cruza três vesica pisces (uma triquetra). O músico a escolheu do “Livro dos Sinais” de Rudolf Koch. Simboliza uma pessoa que possui confiança e competência. O do vocalista Robert Plant mostra uma pena dentro de um círculo. Foi desenhado por ele, baseado no sinal da suposta civilização Mu.

Leia também:  Nada de Beatles ou Stones: a melhor banda de rock segundo Jack Black

O símbolo do baterista John Bonham e o de três anéis entrelaçados (Borromeanos), escolhido no mesmo livro de Jones. Representa a tríade mãe, pai e filho, mas também é o logotipo da produtora de aço e armamento Krupp e, virado de cabeça para baixo, da cerveja Ballantine.

Led Zeppelin e o quarto disco

O tracklist de “Led Zeppelin IV” conta com várias das músicas mais conhecidas da banda, incluindo “Stairway to Heaven”, “Black Dog”, “Rock and Roll” e “Going to California”. Além das faixas autorais, contava com uma versão para “When The Levee Breaks”, de Memphis Minnie.

A vocalista Sandy Denny (Fairport Convention) participa em “The Battle Of Evermore”. A já mencionada “Rock And Roll” conta com Ian Stewart, membro fundador dos Rolling Stones, no piano.

É um dos álbuns mais vendidos da história, com quase 40 milhões de cópias comercializadas mundialmente. Chegou ao 1º lugar no Reino Unido, 2º nos Estados Unidos e ganhou disco de ouro no Brasil.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA origem da expressão “ZoSo”, segundo Jimmy Page
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades