O Metallica definitivamente alavancou o thrash metal e levou o subgênero a outro patamar, mas quem é o pai do estilo? A resposta geralmente gira em torno de Dave Mustaine ou algum outro músico relacionado a ele, mas seu substituto no grupo, Kirk Hammett, tem um outro nome em mente.
O guitarrista do Metallica falou sobre o assunto em 2015, durante entrevista para a Metal Hammer. Para responder sobre quem criou o subgênero que funde NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal) com punk, ele voltou no tempo e relembrou ter sido um dos fundadores do Exodus.
Trata-se de outra banda seminal do estilo, embora não faça parte do chamado “Big 4” – formado por Metallica, Megadeth, Slayer e Anthrax. Durante sua curta estadia, Hammett conheceu o baterista Tom Hunting, o verdadeiro responsável pela gênese do estilo.
O músico conta:
“Quando eu formei o Exodus e comecei a tocar com Tom Hunting, mostrei a ele todas essas bandas como Judas Priest e UFO e disse: ‘é isso que nós temos que fazer – temos que fazer algo como isso’. Eu não sei se você conhece Tom Hunting, mas ele é uma pessoa muito nervosa. Ele está sempre se balançando, ou batucando em alguma coisa, batendo em alguma coisa. E quando ele toca bateria, ele é meio assim também.”
Kirk continuou explicando como, em sua opinião, o integrante do Exodus foi o responsável por criar o thrash metal, ainda que sem querer. Também fez uma comparação entre Tom e seu então futuro baterista e parceiro de banda, Lars Ulrich.
“Quando tocávamos uma música no começo, ela começava em um certo tempo, mas três ou quatro semanas depois, ela estaria duas vezes mais rápida. E então quando começamos a compor músicas, é por isso que as batidas por minuto estavam lá em cima – porque Tom Hunting tinha muita energia nervosa. Muito como Lars.”
Exodus e Tom Hunting
O Exodus foi fundado em 1979 por Keith Stewart (vocal), Kirk Hammett e Tim Agnello (guitarras), Carlton Melson (baixo), Tom Hunting (bateria). Hammett seguiu para o Metallica em 1983, enquanto a formação do grupo se estabilizou com Hunting, o vocalista Paul Baloff, o baixista Rob McKillop e os guitarristas Rick Hunolt e Gary Holt.
Hunting, que chegou a fazer também os vocais entre 1979 e 1982, permaneceu até 1989, quando foi substituído por John Tempesta. Ele voltou para uma rápida reunião entre 1997 e 1998 e retornou novamente em 2001, ficando até 2005. Paul Bostaph gravou a bateria do disco “Shovel Headed Kill Machine” (2005). Dois anos depois, o membro fundador reassumiu a vaga em definitivo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.