As passagens de baixo do Iron Maiden se tornaram uma característica quase automática na cabeça dos fãs quando se pensa na música da banda. O estilo imposto por Steve Harris é facilmente identificável e, ao mesmo tempo, dificilmente imitável. E há um segredo por trás disso.
Em entrevista à revista Bass Player, o artista reconheceu se valer de um atributo físico para alcançar o som que busca. O segredo está na mão que se encarrega do corpo do instrumento. Mais especificamente nas unhas.
Disse o líder e principal compositor dos gigantes britânicos, conforme resgate da Guitar World:
“As unhas da minha mão esquerda são quase inexistentes porque não preciso delas. Mas faço crescer as unhas da mão direita o máximo que posso, sem quebrá-las, para conseguir aquele som agudo. Se elas quebram, talvez eu tenha que aumentar os agudos do meu baixo para compensar.”
Já quando se trata dos shows, um componente hormonal é o que faz a diferença. Ele disse:
“Eu toco no meu melhor quando estou com muita adrenalina fluindo. É algo natural que simplesmente acontece – algumas noites você produz mais do que em outras. Quando se está no clima, você recebe essa descarga.”
O futuro do Iron Maiden
O Iron Maiden volta ao Brasil no final de 2024 para dois shows. Ambos acontecem no Allianz Parque, em São Paulo, dias 6 e 7 de dezembro. A banda dinamarquesa Volbeat será responsável pela abertura. Atualmente, o grupo realiza a turnê “The Future Past”, com repertório concentrado nos álbuns “Somewhere in Time” (1986) e “Senjutsu” (2021).
Especulações online indicam que a banda realizará uma turnê em 2025 celebrando 50 anos de sua fundação. Em entrevistas recentes, o vocalista Bruce Dickinson confirmou que os planos já estão alinhavados, mas disse que não poderia se manifestar publicamente sobre eles antes da divulgação.
Sobre Steve Harris
Nascido na cidade de Leytonstone, condado inglês de Essex, Stephen Percy Harris aspirava ser jogador de futebol. Chegou a fazer testes no West Ham, seu clube do coração, porém, o amor pela música falou mais alto a partir da adolescência. Dez meses após comprar o primeiro baixo já integrava o Gypsy’s Kiss. Desde o início compunha material próprio e tentava encaixar no repertório.
No Natal de 1975 deu início ao Iron Maiden. A banda se tornou uma das mais bem-sucedidas da história do heavy metal e do rock em geral, vendendo mais de 100 milhões de discos até hoje e contando com uma base de fanáticos que figura entre os fãs mais fiéis do mundo.
Desde 2012 também comanda o British Lion, projeto paralelo que já lançou dois álbuns de estúdio. Dois de seus seis filhos também possuem carreira no mesmo ramo. Lauren Harris é cantora solo, além de integrar a banda Six Hour Sundown. Já George é guitarrista no The Raven Age.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.