O Pearl Jam lançará o seu décimo segundo álbum de estúdio, “Dark Matter”, nesta sexta-feira (19). Nas palavras do guitarrista Mike McCready, o trabalho de onze faixas “tem a melodia e a energia dos primeiros discos”. Há, inclusive, uma referência direta ao projeto de estreia “Ten” (1991).
Recentemente, a revista Spin conversou com Andrew Watt, produtor responsável pelo novo material e também colaborador de Elton John, Rolling Stones, Ozzy Osbourne, entre outros. Durante o bate-papo, o entrevistador Jonathan Cohen mencionou a presença de uma introdução instrumental semelhante à de “Master/Slave” (faixa escondida de “Ten”) em “Dark Matter”.
Segundo o produtor em resposta, a ideia foi sugerida pelo vocalista Eddie Vedder, mas contou com a participação de todos os integrantes. Depois da criação, o próprio ficou refletindo a respeito das similaridades com a antiga música e, agora, acredita que ambas são, de certa forma, “primas”.
Ele declarou:
“Foi a ideia de Ed de ter uma introdução. Ele meio que trouxe a ideia e então Jeff [Ament, baixista] ajudou nisso também. Foi muito colaborativo. Estavam todos muito focados, deram muito de si. Eles já começaram álbuns assim antes [cantarolando o riff de abertura da primeira faixa, ‘Scared of Fear’], tipo, de maneira forte. Claro, que, depois que criamos a música, fiquei pensando [nas semelhanças] com ‘Master/Slave’ e agora estamos falando sobre isso e, à medida que conversamos, acho que as duas músicas chegam a ser primas.”
A importância de Matt Cameron
Em seguida, o profissional refletiu sobre a importância de Matt Cameron nas baquetas para a sonoridade alcançada. Apesar de ter entrado oficialmente para o Pearl Jam em 1998, o músico, antes focado no Soundgarden, contribuiu com demos que originaram o “Ten” – cuja bateria foi gravada por Dave Krusen.
Por isso, Andrew destacou:
“Eu tive uma conversa com um amigo meu que estava pensando, ‘como soa Matt Cameron no Pearl Jam? Soa como no Temple of the Dog, certo?’. Na verdade soa como a bateria do Soundgarden acompanhada dos riffs de Stone [Gossard, guitarrista]. Também é preciso lembrar que Matt Cameron tocou nas demos do álbum ‘Ten’. Quando Eddie Vedder começou a procurar e ouviu os instrumentais originais da fita cassete, ele ouviu a bateria de Matt Cameron, não a de Dave Krusen.”
Pearl Jam e “Ten”
Lançado em 25 de agosto de 1991, “Ten” foi registrado com orçamento na casa dos US$ 25 mil, valor considerado baixo para os padrões fonográficos da época. Mesmo assim, os músicos conseguiram convencer a gravadora a realizar a mixagem na Inglaterra.
Quatro faixas foram lançadas como single: “Alive”, “Even Flow”, “Jeremy” e “Oceans”. A gravadora tentou promover “Black” no formato, mas a banda recusou alegando se tratar de uma canção de conteúdo muito pessoal para ser usada como peça promocional.
Foi o único a contar com o baterista Dave Krusen. Chegou ao segundo lugar na parada norte-americana, vendendo mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo. Ganhou disco de ouro no Brasil.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.