O Record Store Day acontece semestralmente, sempre nos meses de abril e novembro – o segundo no mesmo fim de semana da Black Friday. O evento tem como objetivo incentivar o consumo de material físico em lojas independentes de todo o mundo.
Vários artistas oferecem registros inéditos, raridades ou reedições especiais exclusivas para estas datas. A próxima edição será neste sábado (20).
Hoje a iniciativa conta com apoio de vários dos maiores nomes da música — Paramore e Kate Bush serão embaixadores em 2024. Porém, nem sempre foi assim.
Até obter a credibilidade almejada o idealizador do projeto, Michael Kurtz, penou. Em entrevista à Variety, ele lembrou:
“No começo foi muito difícil, porque quase ninguém comparava vinil, a menos que fosse usado e custasse centavos. Não havia modelo de negócios para o formato naquele momento. Estava completamente desmontado. Quando conversei com donos de lojas de discos para participar, a resposta inicial foi bastante negativa: ‘Nós não vendemos vinil. Não é isso que fazemos. Teríamos que reformar nossas lojas’. Era como empurrar uma pedra colina acima.”
O cenário mudou após Kurtz obter o apoio de uma banda gigante: o Metallica.
“Entrei em contato com o Metallica e a reação deles foi: ‘claro que sim, vamos fazer isso, será divertido’. Foi realmente como uma grande explosão para todos os envolvidos, porque a Tower (grande cadeia de lojas americana) havia acabado de fechar as portas e todos estavam um pouco para baixo, incertos sobre tudo. E então o Metallica chega e diz: ‘que se dane tudo isso, vamos fazer uma festa’. Eles relançaram seus discos em vinil para o primeiro Record Store Day, e então tudo explodiu a partir daí.”
O crescimento do Record Store Day
Realizada em 2022, a edição de 15 anos do Record Store Day contou com a participação de mais de mil lojas só nos Estados Unidos. O número é 10 vezes maior que o da primeira.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.