A honra de ser a primeira banda a se apresentar num palco principal de um festival como o Summer Breeze Brasil nem sempre é uma boa. Ainda mais quando ele começa ao meio-dia de um dia útil. Para o Flotsam and Jetsam, porém, a espera para finalmente tocar no país já tinha sido grande demais — tanto que a banda entrou no palco minutos antes da hora marcada.
Às vezes, o grupo é relegado a uma nota de rodapé da História do metal por ter sido de onde saiu Jason Newsted para assumir o lugar de Cliff Burton no Metallica. Contudo, o repertório tocado na sexta-feira (26) não se focou no único disco gravado com o baixista.
Apesar de abrir com as pancadas “Hammerhead” e “Desecrator” — que jeito de começar um festival! —, apenas “She Took an Axe” também foi executada de “Doomsday for the Deceiver” (1986), lá pelo meio do set. E houve até quem pedisse para que a tocassem de novo.
Em sua estreia no Brasil, a banda americana do Arizona até tentou provar ao público o valor de sua fase atual, que dos membros clássicos contém apenas o vocalista Eric A.K. e o guitarrista Michael Gilbert. Duas faixas de seu último disco, “Blood in the Water” (2021) — cuja capa estampada no telão foi o único adorno de palco —, foram executadas para uma plateia de início mais contemplativa, mas que aos poucos foi se soltando.
A.K., em performance vocal irretocável, jurou nunca mais usar roupas de couro no Brasil. Sob um impiedoso sol do meio dia, exaurido, ele chegou a cantar sentado e levou um capote ao se levantar. Após a banda pisar um pouco no freio com a mais cadenciada “Suffer the Masses”, o cantor prometeu ir tomar shots do uísque patrocinador do evento até cair quando acabasse sua apresentação.
Se comparado à quantidade de gente que se havia aglomerado para ver Nestor e começava a se juntar para Edu Falaschi no palco ao lado, o Flotsam and Jetsam não se apresentou para um público grande e nem despertou maiores comoções, apesar de algumas tímidas rodas em um momento ou outro. Nada comparado ao que se veria nos shows do Exodus e do Biohazard.
Quando a dobradinha de “No Place for Disgrace” (1988) formada por “I Live You Die” e a faixa-título encerrou o primeiro show do palco principal do Summer Breeze, os americanos deixaram o palco ovacionados por ainda quem restava na pista e prometeram um breve retorno. Quem sabe em um horário e para um público mais propícios.
**Este conteúdo faz parte da cobertura Summer Breeze Brasil 2024. Algumas atrações terão resenhas + fotos publicadas primeiro. A cobertura completa, de (quase) todas as atrações, sairá nos próximos dias.
Flotsam and Jetsam — ao vivo no Summer Breeze Brasil 2024
Repertório:
- Hammerhead
- Desecrator
- Prisoner of time
- Dreams Of Death
- She took an axe
- Brace for Impact
- Suffer the Masses
- Iron Maiden
- I live you die
- No Place for Disgrace
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.