Alguns dos maiores artistas do planeta tomaram uma posição com relação ao uso de seu material em ferramentas de inteligência artificial. Mais de 200 músicos assinaram uma carta aberta a empresas de tecnologia, provedores de serviços digitais e desenvolvedores chamando atenção para o que chamam de práticas irresponsáveis e um ataque à criatividade humana.
Publicada nesta terça-feira (2) através da ONG Artists Rights Alliance, a carta solicita a interrupção do uso de IA para infringir e desvalorizar os direitos de artistas. Billie Eilish, Pearl Jam, Greta Van Fleet, Jason Isbell, Katy Perry, Nicki Minaj, Elvis Costello, Jon Batiste, Stevie Wonder, além dos espólios de Bob Marley e Frank Sinatra, estão entre os principais signatários da declaração.
O texto publicado online atesta:
“Não se enganem: nós acreditamos que, quando usada de maneira responsável, a IA tem um potencial enorme para avançar a criatividade humana e numa maneira que permite o desenvolvimento e crescimento de novas e empolgantes experiências para fãs de música em todo lugar. Infelizmente, algumas plataformas e desenvolvedores estão usando IA para sabotar criatividade e minar artistas, compositores, músicos e detentores de direitos autorais.”
A maior acusação feita pelo documento é relacionada ao uso não licenciado de músicas para educação de grandes modelos de linguagem, nome técnico para as ferramentas de IA disponíveis. Segundo a carta, tratam-se de esforços para substituir o trabalho de artistas humanos por quantidades enormes de sons e imagens criadas artificialmente que diluem os retornos de direitos autorais.
Músicos e inteligência artificial
Em declaração publicada junto à carta, a diretora executiva da Artists Rights Alliance, Jen Jacobsen, afirmou:
“Músicos profissionais já tem dificuldades de pagar as contas no ambiente de streaming, e agora tem que se preocupar em competir contra uma avalanche de barulho gerado por IA. O uso antiético de geração de inteligência artificial para substituir artistas humanos vai desvalorizar todo o ecossistema musical – para artistas e fãs.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.