Zé Ramalho está rodando o país com a turnê “Show dos Sucessos”, onde apresenta os maiores clássicos de sua carreira. No momento da apresentação em que o artista canta “Admirável Gado Novo”, faixa lançada em 1979, a iluminação do palco vem mudando para as cores verde e amarela.
Como observado pelo colunista Guilherme Amado, do Metrópoles, durante as outras canções, as luzes alternam apenas entre tons de branco, vermelho e azul. Pelas redes sociais, o gesto foi interpretado como uma alusão crítica ao bolsonarismo.
Isso porque os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível, utilizam as cores da bandeira brasileira para demonstrar suporte ao político. Além disso, receberam o apelido de “gados” nas redes sociais.
Para completar, a música, criada durante a ditadura militar, faz referência ao livro distópico “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley, no qual a sociedade é controlada por um governo autoritário. Confira um vídeo do momento a seguir, registrado durante show em Santa Luzia, em Minas Gerais.
Não há nenhuma confirmação oficial por trás da atitude. Procurada pela coluna citada, a produção do cantor não se manifestou a respeito.
Vale destacar que, em 2021, Ramalho cancelou sua participação no disco de Sérgio Reis — responsável por, à época, convocar atos antidemocráticos em defesa de Bolsonaro. Em 2019, ele gravou uma versão de “Admirável Gado Novo” especialmente para o projeto, mas, como pontuou em nota, a parceria “perdeu o sentido”.
O comunicado publicado dizia:
“Embora o artista Zé Ramalho tenha participado como convidado na gravação da canção ‘Admirável Gado Novo’, no disco do cantor Sérgio Reis em maio de 2019, agora em 2021 a gravação perdeu o sentido e tanto o compositor quanto sua editora não autorizarão a utilização da obra.
Solicitamos ao escritório do cantor Sérgio Reis que não utilize o fonograma de forma alguma. Pedimos ainda que se abstenha de usar por meios radiofônicos, eletrônicos ou qualquer outro, para que esta faixa não seja veiculada de forma alguma. O artista declara que é tudo que tem a dizer sobre esse assunto e não mais se pronunciará.”
Zé Ramalho e “Show dos Sucessos”
Zé Ramalho faz jus ao nome da turnê e revisita os seus maiores sucessos no repertório das apresentações. Músicas como “Admirável Gado Novo”, “Entre a Serpente e a Estrela”, “Avohai”, “Frevo Mulher”, “Chão de Giz”, “Beira-Mar”, ”Cidadão”, “Eternas Ondas”, “Garoto de Aluguel”, “Galope Rasante”, “Vila do Sossego” e “Banquete de Signos” integram o repertório.
De acordo com um comunicado, o cantor ainda traz ainda releituras de Geraldo Vandré e Raul Seixas. Datas das próximas apresentações podem ser conferidas no site oficial.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
Quem dera Elba Ramalho tivesse o mesmo posicionamento político, ela que teve uma música censurada durante a ditadura militar. Em 1981, Elba estava cantando a música “Banquete de Signos” no evento que comemorava o Dia do Trabalhador no Riocentro, quando uma bomba (que ia ser colocada próximo ao palco), explodiu antes da hora, dentro do carro no estacionamento, nas mãos de um capitão e de um sargento do exército. Mesmo assim, Elba votou em Bolsonaro e até pouco tempo atrás seguia diversos perfis de bolsonaristas extremistas no Instagram.
Eu sugeriria q além da iluminação em verde e amarelo, durante a musica ele também produzisse um playback com o som de um berrante.