É possível elaborar bastante ao se pensar nas qualidades do Pink Floyd. Contudo, eles nunca foram conhecidos por serem uma banda com “peso”.
Ainda assim, não significa que nunca tenham passado perto de uma sonoridade mais intensa. O baterista Nick Mason considerava uma música dos primórdios do grupo como a mais pesada já gravada por eles.
Em entrevista de 2020 para a revista Classic Rock, ele revelou qual era a faixa. Trata-se de “The Nile Song”, parte da trilha sonora do filme “More” (1969), dirigido por Barbet Schroeder.
Mason disse:
“’The Nile Song’ é provavelmente a coisa mais pesada que já gravamos. Mas não ficamos tentados a ir por esse caminho em particular, não. Bandas como o Led Zeppelin fizeram isso muito melhor do que nós. Nós teríamos sido uma banda de heavy metal terrível.”
A música nunca foi tocada ao vivo pelo Pink Floyd, mas Mason parece gostar do peso dela. Ela já fez parte do set ao vivo do Saucerful of Secrets, sua banda tributo que foca no período anterior a “The Dark Side of the Moon” (1973).
Pink Floyd vira Punk Floyd
Nick Mason já havia feito uma reflexão parecida a respeito do álbum “Animals” (1977), considerado um disco pouco lembrado em meio aos clássicos. Ele foi lançado em meio à explosão do punk no Reino Unido, o que, segundo o baterista, causou alguma influência subliminar no grupo, especialmente no modo de fazer as coisas.
Em 2022, ao Analog Planet, Mason refletiu:
“A coisa punk foi interessante por causa do timing. Fomos influenciados pelo punk? Eu realmente não tenho certeza. Acho que, subliminarmente, provavelmente sim. A questão é que passamos de vanguarda para grandiosos velhinhos – mas velhinhos bastante confiantes, suponho.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.