Tecladista ucraniano Vitalij Kuprij morre aos 49 anos

Músico se destacou com o Artension e Ring of Fire, além de ter participado da Trans-Siberian Orchestra

Morreu na última terça-feira (20), aos 49 anos, o tecladista ucraniano Vitalij Kuprij. As informações iniciais dão conta de que ele sofreu um ataque cardíaco. Ele se destacou com o Artension, banda da qual participou de todas as atividades desde a fundação, em 1996.

Também participou do Ring of Fire, grupo comandado pelo vocalista Mark Boals, ex-Yngwie Malmsteen. Ainda lançou dez álbuns solo. O mais recente, “Progression”, saiu em 2020.

- Advertisement -

Vitalij possuía uma relação de longa data com a Trans-Siberian Orchestra. Participou de todas as turnês do projeto desde 2009, incluindo a mais recente, finalizada mês passado. A relação com Jon Oliva e Paul O’Neill o fez estar presente também no derradeiro (até o momento) show do Savatage, no Wacken Open Air 2015.

Carreira na música clássica

Kuprij ainda recebeu inúmeras condecorações como pianista e compositor. Conforme levantamento do Metal Archives, ganhou o prestigioso primeiro prêmio como a pessoa mais jovem a competir no All Union Chopin, realizado na República de Kazan, União Soviética, além da medalha de ouro no Concurso do Conservatório de Kiev e no Poltawa Ukraine Mykola Lyssenko.

Além disso, recebeu o primeiro prêmio no Concurso de Duos de Genebra para Violino e Piano, bem como a medalha de ouro no Piano 80 e no Concurso Suíço para Jovens; o Concurso de Piano de Chicago; o Concurso de Piano de Nova York; e o Concurso de Piano de Cleveland.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasTecladista ucraniano Vitalij Kuprij morre aos 49 anos
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

1 COMENTÁRIO

  1. So soube agora, uma perda enorme, ele era um pianista clássico, compositor e tecladista de progressivo fantástico, acompanhei toda carreira do Artension no fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000. Uma das grandes bandas de prog metal da época ao lado de Dream Theater.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades