Morreu na última terça-feira (20), aos 49 anos, o tecladista ucraniano Vitalij Kuprij. As informações iniciais dão conta de que ele sofreu um ataque cardíaco. Ele se destacou com o Artension, banda da qual participou de todas as atividades desde a fundação, em 1996.
Também participou do Ring of Fire, grupo comandado pelo vocalista Mark Boals, ex-Yngwie Malmsteen. Ainda lançou dez álbuns solo. O mais recente, “Progression”, saiu em 2020.
Vitalij possuía uma relação de longa data com a Trans-Siberian Orchestra. Participou de todas as turnês do projeto desde 2009, incluindo a mais recente, finalizada mês passado. A relação com Jon Oliva e Paul O’Neill o fez estar presente também no derradeiro (até o momento) show do Savatage, no Wacken Open Air 2015.
Carreira na música clássica
Kuprij ainda recebeu inúmeras condecorações como pianista e compositor. Conforme levantamento do Metal Archives, ganhou o prestigioso primeiro prêmio como a pessoa mais jovem a competir no All Union Chopin, realizado na República de Kazan, União Soviética, além da medalha de ouro no Concurso do Conservatório de Kiev e no Poltawa Ukraine Mykola Lyssenko.
Além disso, recebeu o primeiro prêmio no Concurso de Duos de Genebra para Violino e Piano, bem como a medalha de ouro no Piano 80 e no Concurso Suíço para Jovens; o Concurso de Piano de Chicago; o Concurso de Piano de Nova York; e o Concurso de Piano de Cleveland.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
So soube agora, uma perda enorme, ele era um pianista clássico, compositor e tecladista de progressivo fantástico, acompanhei toda carreira do Artension no fim dos anos 90 e inicio dos anos 2000. Uma das grandes bandas de prog metal da época ao lado de Dream Theater.