Janine, esposa do guitarrista Steve Morse, morreu no último domingo (4), após uma batalha contra um câncer não especificado. O próprio músico — que deixou o Deep Purple em julho de 2022 para cuidar da companheira — confirmou a notícia nas redes sociais.
Por meio de um longo texto no Facebook, também publicado em seu site, o instrumentista detalhou os últimos dias da mulher. Logo no primeiro parágrafo, destacou que, recentemente, Janine havia passado por uma melhora, o que permitiu que ambos pudessem aproveitar momentos bons juntos.
“No domingo, 4 de fevereiro, às 14h40, me despedi pela última vez da minha querida esposa, Janine. Ela passou por um período de remissão que não durou muito. Felizmente, pude passar praticamente todos os dias com ela enquanto ela procurava soluções alternativas para superar algumas das consequências do longo tratamento de quimioterapia. Viajamos, fizemos várias coisas e estávamos aproveitando a vida, com nós dois valorizando cada momento. No fundo, sabíamos que qualquer dia poderíamos receber a notícia.”
Contudo, em meio a um passeio de avião realizado há cerca de duas semanas, o artista percebeu que a esposa estava com a saturação de oxigênio no sangue baixa. Por isso, a levou para o hospital. Na ocasião, descobriram que o câncer em estágio 4, até então em remissão, havia voltado mais agressivo.
“Qualquer pessoa que conheça os tratamentos de um câncer em estágio 4 sabe que cada exame de sangue é feito com os dedos cruzados. A volta do câncer chocou todos os nossos médicos quase tanto como a nós. Apenas duas semanas antes dela morrer, estávamos voando em um pequeno avião, passeando. Alguns dias depois, enquanto ela dormia, a vi angustiada. Medi a sua saturação de oxigênio no sangue e imediatamente a levei ao hospital. Oito dias depois, ela nos deixou, seus pulmões ficaram cheios de pequenas células cancerígenas que tornavam impossível obter oxigênio suficiente. Eles se espalharam de forma tão agressiva e instantânea que não houve tempo para a quimioterapia funcionar.”
Conforme o músico, a parceria entre ambos ia além do matrimônio. Janine ajudava o marido nos shows de sua banda Steve Morse Band, além de acompanhá-lo e dar atenção aos fãs.
“Alguns de vocês a conheciam, já ela vendia camisetas nos shows do meu trio (Steve Morse Band). Ela adorava viajar e conhecer todo mundo. Meu agradecimento para todas as pessoas que a apoiaram, a encorajaram e a trataram bem. Ela sempre se sentiu confortável conversando com pessoas que realmente amavam música e ficou entusiasmada com a possibilidade de podermos fazer uma turnê juntos, quando ela pudesse. Ela era uma ótima mãe, esposa e alma gêmea. Eu simplesmente não consigo acreditar no que aconteceu nessa última semana. Valorize aqueles que estão ao seu redor e faça com que eles saibam disso”.
Por fim, ele diz não ter se arrependido de largar a música temporariamente para cuidar da esposa – que, inclusive, o incentivou a retornar aos palcos.
“Não me arrependo de ter desistido da turnê para ficar com ela, mas ela realmente queria que eu voltasse a tocar. Leva algum tempo para marcar shows, então todas as turnês curtas que marcamos foram para permitir que ela me acompanhasse. Farei esses shows e vários outros, mas sem a mulher maravilhosa que acabei de perder. “
Câncer em remissão
Em setembro último, Steve Morse havia divulgado que a doença da companheira, depois de tratamentos, estava em remissão. Em uma publicação nas redes sociais, compartilhou um recado escrito pela própria Janine:
“Achei que deviam receber uma atualização diretamente de mim. Estou em remissão, sem sinais de câncer. Tirei meu dispositivo de quimioterapia na quarta-feira. Por favor, continuem a rezar por mim, estou passando por muitos efeitos colaterais dos tratamentos. Estou muito feliz por todos lembrarem de mim, me faz sorrir.”
Steve Morse atualmente
No ano passado, Steve retomou as atividades da Steve Morse Band, composta ainda por Dave LaRue (baixo) e Van Romaine (bateria). Justamente por causa da saúde de Janine, os músicos realizaram poucos shows nos Estados Unidos entre abril e maio. Inicialmente, a ideia era marcar mais apresentações em 2023 – o que não aconteceu.
Porém, já há planos definidos para 2024. No mês de abril, o grupo abrirá as performances do Dixie Dregs – que também conta com Steve na formação. Ao todo, serão oito shows em território americano.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.