Randy Rhoads deixou sua marca na música. Apesar de ter falecido jovem, aos 25 anos de idade, o guitarrista de Ozzy Osbourne que também passou pelo Quiet Riot é até hoje considerado um dos melhores no instrumento, servindo de influência para outros grandes músicos como John Petrucci (Dream Theater), Tom Morello (Rage Against The Machine) e Mike McCready (Pearl Jam).
Na opinião do baixista Bob Daisley, que também trabalhou com o Madman, Rhoads apresentava um grande diferencial em relação aos demais colegas de profissão. Conforme explicou ao canal Rock Daydream Nation, com transcrição da Ultimate Guitar, o guitarrista tinha um conhecimento avançado em música erudita, o que o tornou único.
Ele declarou:
“Acho que o seu diferencial era provavelmente sua formação clássica. Ele adorava guitarra clássica e queria fazer mestrado nisso.”
Ainda segundo Daisley, a paixão de Rhoads por música clássica não o afastou do rock. Porém, havia esse “ingrediente” especial.
“Ele tinha ouvido muitos dos heróis do instrumento como Leslie West, Jimmy Page, Jeff Beck, Jimi Hendrix e Ritchie Blackmore, todos eles, mas uma de suas habilidades era o jeito clássico de tocar. E acho que isso o diferenciou um pouco dos outros guitarristas.”
Anteriormente, Bob já havia emitido o mesmo pensamento. Ao site Inside_Out666 em 2005 (via Blabbermouth), refletiu:
“A mãe de Randy era dona de uma escola de música e Randy começou a tocar aos cinco anos de idade, o que era uma das razões pelas quais ele era tão bom nisso. Ter a formação clássica realmente ajudou com o estilo de Randy de tocar rock. A maioria dos guitarristas de rock tem influências do rock ou do blues, enquanto Randy misturava muitos elementos clássicos, o que ajudou a criar estruturas de acordes e coisas incomuns para o rock.”
Sobre Randy Rhoads
Randall William Rhoads começou a tocar guitarra clássica aos 7 anos, na escola de música da mãe, Delores. Sua primeira banda foi a Violet Fox, que tocava covers. Seu irmão, Kelle, era o baterista.
Junto do baixista Kelly Garni, formou o Little Women. O grupo mudaria o nome para Quiet Riot e lançaria dois discos com Randy na guitarra. Inicialmente, eles saíram apenas no Japão.
A seguir, foi convidado a se juntar à banda de Ozzy Osbourne. Gravou os dois primeiros discos solo do Madman e se destacou como guitarrista revelação. Seu trabalho influenciou todas as gerações seguintes. Morreu no dia 19 de março de 1982, em um desastre aéreo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.