Recentemente, três atrações que estariam presentes na edição 2024 do Lollapalooza Brasil cancelaram suas vindas. Jaden, Rina Sawayama e Dove Cameron, escalados respectivamente nos dias 22, 23 e 24 de março, alegaram “motivos pessoais” e não virão mais ao evento, que anunciou duas atrações em substituição: Jessie Reyez (23) e Greta Van Fleet (24).
Esses não foram os únicos cancelamentos às vésperas do festival, que acontece no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Valendo-se das mesmas alegações, o Paramore, que seria headliner do sábado, comunicou anteriormente que não viria mais. Em sua vaga, entrou o Kings of Leon.
Mas qual seria a posição da organização em relação a esse tipo de situação? Haveria algum tipo de retaliação, como uma multa?
Leca Guimarães, diretora mundial do Lolla, respondeu ao Uol Splash que não. A prioridade logo após o anúncio gira em torno da busca por novos artistas.
“Ter que sair correndo para achar uma atração disponível em tão pouco tempo é complicado. Tem que acionar os contatos, quase pedir favor. E normalmente sai caro.”
O impacto da morte de Taylor Hawkins (Foo Fighters)
Um exemplo citado na conversa foi o ocorrido em 2022. O Foo Fighters seria a atração principal do último dia, mas o baterista Taylor Hawkins acabou falecendo na véspera.
Nenhum artista internacional quis assumir a responsabilidade de substituir a banda em tão pouco tempo. A solução foi juntar Planet Hemp, Emicida e convidados. Leca enfatizou:
“O que aconteceu ali mostrou que a música existe mais para unir do que para separar.”
Lollapalooza Brasil e os cancelamentos
Não é algo raro atrações desmarcarem seus shows em festivais. O próprio Lollapalooza Brasil sofreu com isso em outros momentos. Incluindo ano passado, quando dois headliners – Blink-182 e Drake – cancelaram aparições. A banda poppy punk, inclusive, é um dos nomes principais em 2024, embora a situação tenha virado meme nas redes sociais e muitos estejam esperando um novo “perdido” do trio.
O caso de Drake foi ainda mais controverso, já que a notícia veio apenas no dia. Para completar, na mesma noite, o rapper foi filmado em Miami, durante uma festa em um strip club.
Conforme levantamento da CNN Brasil, mais quatro concertos originalmente agendados não ocorreram em 2023: Willow (devido a “circunstâncias imprevistas”), Omar Apollo (que cancelou após ser chamado para abrir a turnê de SZA), Dominic Fike e 100 Gecs (ambos sem motivo informado).
Já em 2022, além do Foo Fighters, não subiram aos palcos Jane’s Addiction, King Gizzard & The Lizard Wizard (devido a problemas relacionados à covid-19, segundo o anúncio do festival) e Phoebe Bridgers (por um “imprevisto de última hora”, sem mais explicações).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.