Lançada como single para promover o álbum “Lick it Up” (1983), “All Hell’s Breakin’ Loose” é uma das três músicas da carreira do Kiss onde todos os membros ganharam créditos como compositores. As outras, a saber, são “Love Theme From Kiss”, do disco de estreia (1974) e “Back to the Stone Age”, de “Monster” (2012).
A ideia inicial partiu do baterista Eric Carr. Porém, ela acabou subvertida pela banda de tal modo que se tornou quase irreconhecível em comparação ao produto original. A situação deixou o músico compreensivelmente irritado.
Paul Stanley recordou à biografia “Por Trás da Máscara”:
“Eric chegou com esta música que estava em acorde aberto. Ele estava muito orgulhoso dela, pois era em um estilo do Led Zeppelin. Criou a canção inteira, mas eu interferi e mudei um pouco a batida. Aí, Gene (Simmons) criou o refrão. Eric era um cara muito sensível e ficou completamente arrasado ao ouvir o que acreditou ser a destruição de sua criação.”
O Starchild recorda que o colega, falecido em 1991, era uma pessoa de baixa autoestima, o que o deixava muito decepcionado quando as coisas não saíam como o imaginado.
“Não sei o que passou pela cabeça dele naquela hora. Ele tinha adorado a ideia de escrever uma música sozinho para o álbum. Eric sempre ficava mais frustrado pelo que ele não era do que animado pelo que ele era. Quando algo não era usado ou era mudado, sempre via o lado ruim das coisas. Lembro que ele ficou de queixo caído quando ouviu o que tinha sido feito.”
Eric Carr, “Kashmir” e o rap
Em entrevista resgatada pelo Kiss Concert History – e repercutida pelo Ultimate Classic Rock –, Carr deu sua versão sobre os fatos.
“Quando eu levei a música para a banda, esperava algo na linha de ‘Kashmir’. Mas em vez de completar a música com um vocal mais tradicional no estilo Led Zeppelin, Stanley entrou no território do rap, falando em vez de cantando os versos. Fiquei: ‘Oh meu Deus, o que você está fazendo com a minha música!?’”
“All Hell’s Breakin’ Loose” ganhou um videoclipe daqueles bem característicos do período – do tipo que Marcos Mion adorava zoar no “Piores Clipes do Mundo”. Foi tocada ao vivo durante a turnê de “Lick it Up”, sendo resgatada nas edições 2012 e 2015 do Kiss Kruise, cruzeiro oficial da banda.
Kiss e “Lick it Up”
Décimo-primeiro trabalho de estúdio do Kiss, “Lick it Up” marcou a primeira aparição oficial dos músicos sem as maquiagens. No dia do lançamento – 18 de setembro de 1983 –, a banda revelou os rostos durante uma entrevista para a MTV.
O trabalho foi o único do guitarrista Vinnie Vincent como membro efetivo. A repercussão à época acabou sendo positiva, com o disco ultrapassando o milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos, superando seus antecessores recentes.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.