Embora nem sempre seja elogiado, Kirk Hammett fez alguns grandes solos ao longo de sua trajetória com o Metallica. Mas quais seriam os favoritos do próprio?
Em entrevista à Metal Hammer, Hammett foi convidado a fazer uma seleção de seus melhores momentos no que diz respeito a solos. Ele escolheu três e os comentou.
As escolhas foram os solos para “Hero of the Day”, “Fade to Black” e “One”. A primeira música vem do álbum “Reload”, de 1996. As outras duas faixas são de discos da década de 80 – “Ride the Lightning” (1984) e “…And Justice for All” (1988), respectivamente.
Os melhores solos de Kirk Hammett no Metallica
Sobre “Hero of the Day”, Kirk Hammett comentou:
“A forma como esse solo vai da escala menor para a maior, começando com algo rítmico e depois seguindo à próxima parte ao nível seguinte… muitas pessoas discordariam, e eu não sei o motivo, mas essa é uma das coisas favoritas que eu já fiz.”
Com relação a “Fade to Black”, a primeira “balada” do Metallica, Hammett declarou:
“Um dos vários solos que adoro tocar ao vivo, pois posso improvisar, mudar tudo, nunca tocar o mesmo solo duas vezes. Não sei o que diabos eu vou tocar após o primeiro fraseado – e eu adoro isso. Adoro saber que estou dançando no fio da navalha. Eu vivo em prol desse tipo de empolgação.”
Por fim, ao citar “One”, o guitarrista relembrou:
“Lars (Ulrich, baterista) me ligou e chamou para gravar o solo de uma demo. Lembro de aparecer com minha guitarra, Lars tocar para mim a gravação algumas vezes e eu brincar com ela, tentando descobrir para onde James (Hetfield, vocalista e guitarrista) estava indo. Falei para gravar e a próxima coisa que me lembro é ter minhas mãos fazendo tapping no braço da guitarra, acompanhando a progressão de acordes. Veio do nada! Depois, pensei: ‘bem, isso foi uma viagem’.”
Sobre o guitarrista
Nascido em San Francisco, Califórnia, Kirk Lee Hammett foi membro fundador do Exodus, a primeira banda thrash a existir – embora não tenha sido a primeira a lançar álbuns. Permaneceu no grupo entre 1979 e 1983.
Foi convidado a integrar o Metallica, substituindo Dave Mustaine pouco antes das gravações do trabalho de estreia, “Kill ‘Em All” (1983). Segue na banda até hoje. Em 2022 lançou seu primeiro trabalho solo, o EP “Portals”. Ainda participou de álbuns do Santana e Michael Schenker.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.