Apesar de ter passado os últimos anos de vida tentando se mostrar um completo iconoclasta, Kurt Cobain era fã dos Beatles na infância. Há até um registro do líder do Nirvana cantando “Hey Jude” aos 2 anos. A canção serviria de trilha no funeral do vocalista e guitarrista, em 1994.
Mas qual seria a opinião dos remanescentes do grupo de Liverpool sobre o ícone do grunge e sua banda? Sabemos que Paul McCartney substituiu Kurt informalmente, com direto a gravar a música “Cut Me Some Slack” em 2012.
Já em 2019, Dave Grohl e Ringo Starr conversaram em bate-papo registrado pela Rolling Stone. Foi quando o baterista do Fab Four expressou sua opinião – conforme resgate do Showbiz Cheat Sheet:
“O Nirvana era absolutamente ótimo, e o cara em si [Kurt Cobain] tinha muita emoção. Isso é o que eu amei. Eu sou um cara emotivo.”
Ringo ainda enfatizou a sinceridade de Cobain em sua obra.
“Ninguém pode duvidar do Nirvana, nunca. E quem diria que ele acabaria onde acabou. Não creio que alguém que ouvisse música com coragem pudesse duvidar dele, porque era corajoso.”
A morte de Kurt Cobain e o “Clube dos 27”
Porém, como todos sabemos, o destino de Kurt o reservou um desfecho dramático. Sobre o assunto, Starr lamentou não poder ter feito nada.
“Não sei a história final e não é apenas sobre ele. O fato é que perdemos muitas pessoas em nosso meio cedo demais. E você fica pensando: ‘Quão duro deve ter sido?’ Quero dizer, ‘Por que você não me liga?’ Nunca se sabe.”
Houve até espaço para mencionar o 27 Club, que também inclui Janis Joplin, Jim Morrison, Jimi Hendrix, Amy Winehouse, Jean-Michel Basquiat e Brian Jones, entre outros.
“Esta é a famosa síndrome dos 27 anos. Muitos deles passaram dos 27, como se fosse esse número – o quê, eles já tinham conseguido tudo até então? Ou talvez seja assim que Deus planejou; Não sei.”
Sobre o frontman do Nirvana
Kurt Cobain nasceu em Aberdeen, Washington, no dia 20 de fevereiro de 1967. Iniciou trajetória na cena musical de Seattle por meio do amigo de colegial Buzz Osbourne, vocalista e guitarrista do Melvins. Aos 18 anos formou a primeira banda da carreira, Fecal Matter que ficou ativa por um curto período.
Em 1987, ao lado de Krist Novoselic, formou o Nirvana. Nos primeiros anos de atividade, o projeto atingiu amplo reconhecimento na região de Seattle com sua sonoridade bastante apoiada pelo punk rock.
A consagração mundial veio com o seu segundo álbum, “Nevermind” (1991), que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos. O material apresentou hits como “Smells Like Teen Spirit”, “In Bloom”, “Come As You Are” e “Lithium”.
Em paralelo ao sucesso, enfrentou a depressão e a dependência química. Os problemas foram amplamente explorados pela mídia, assim como o relacionamento problemático com Courtney Love. Em constante conflito com a fama e o vício, cometeu suicídio no dia 5 de abril de 1994, aos 27 anos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.