Muita gente certamente vai encontrar o novo álbum do Green Day, “Saviors”, por meio dos algoritmos de alguma plataforma de streaming, ou mesmo de publicação em rede social. A banda, no entanto, é totalmente contra a prática de se deixar levar pela programação na hora de conhecer novas músicas.
O assunto veio à tona em uma entrevista do trio para o jornal The Sun (via Consequence). O primeiro a disparar contra os algoritmos foi o baixista Mike Dirnt, que classifica como “preguiçoso” quem usa algoritmos para se atualizar musicalmente.
Ele disse:
“Mídias sociais são ótimas para os mais novos, mas se você está encontrando música nova via algoritmos, então você é preguiçoso. Tudo que posso dizer é: limpe seu histórico de pesquisa para encontrar coisas novas.”
O vocalista e guitarrista Billie Joe Armstrong foi ainda mais fundo na crítica aos algoritmos, usando como exemplo uma situação extrema, mas definitivamente possível.
“Com todos os algoritmos com os quais as pessoas têm de viver, tem tanta informação falsa e tem pessoas se autodiagnosticando com (Síndrome de) Asperger no TikTok. Isso é absurdo para mim.”
Por fim, o baterista Tré Cool aproveitou a deixa dada pelos colegas de banda para tirar um sarro da situação, no melhor estilo “nunca diga nunca”.
“Nós dizemos isso agora, mas assim que terminarmos, vamos criar uma conta no TikTok.”
Green Day e “Saviors”
“Saviors”, 14º álbum de estúdio do Green Day, saiu no dia 19 de janeiro, via Reprise/Warner Records. A distribuição nacional fica a cargo da Warner Music Brasil.
As sessões de gravação foram realizadas em Londres e Los Angeles. A produção ficou a cargo de Rob Cavallo, que assinou a função em “Dookie” (1994) e “American Idiot” (2004).
Em 2024 o grupo sairá em turnê com The Smashing Pumpkins, Rancid e The Linda Lindas. O giro percorrerá estádios da América do Norte e Reino Unido, com as datas sendo divulgadas posteriormente.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.