O Sleep Token teve um 2023 muito bem-sucedido. Com o lançamento do álbum “Take Me Back to Eden” em maio, a banda conseguiu viralizar no TikTok, entrou para diversas listas tradicionais de melhores discos do ano e ainda alcançou feitos impressionantes no Spotify.
Segundo dados do streaming, os jovens mascarados bateram os veteranos do Metallica e conquistaram o surpreendente posto de álbum mais ouvido na plataforma em 2023. Um levantamento do Loudwire mostra que, desde o dia em que chegou a público, as 12 faixas de “Take Me Back to Eden” ganharam juntas aproximadamente 357 milhões de reproduções – contra as 227 milhões do “72 Seasons”, disponibilizado em abril, com o mesmo número de canções.
Entre elas, “The Summoning” e “Chokehold” são as mais famosas. Respectivamente, as músicas já passaram dos 91 milhões e 41 milhões de plays.
Ainda assim, o grupo fica muito atrás quando se trata de ouvintes mensais — até por contar com menos discos lançados. Atualmente, o Sleep Token possui cerca de 3 milhões, enquanto o Metallica, por exemplo, está quase alcançando os 25 milhões.
Elogios de Corey Taylor e Amy Lee
Além dos números notáveis na internet, o Sleep Token recebeu muitos elogios de músicos consagrados no ano passado. Entre eles, estão nomes como Mike Portnoy (Dream Theater), Mike Shinoda (Linkin Park), e Brian “Head” Wlech (Korn).
Outra figura que se juntou à lista de admiradores foi Amy Lee. Ao falar sobre novidades musicais que chamaram sua atenção, a frontwoman do Evanescence declarou à revista Revolver:
“Eu adoro Sleep Token. Estou maravilhada com eles. Como fazem isso? Como seguem tantas direções diferentes em uma mesma música? Encaixam uma seção psicodélica no final, que na verdade é o mesmo refrão de antes, só que de uma maneira completamente diferente. E eu amo ainda mais por ser assim. Você pensa que eles simplesmente seguiriam uma direção totalmente diferente e escreveram uma nova parte. Mas é a mesma coisa de outo jeito. Não dá para acreditar. Eu amo isso. Acho que, como artista, algo assim faz seu cérebro formigar. É emocionante. Mostra que tudo é possível. É inspirador. Eu gosto muito deles.”
Corey Taylor também sentiu-se impressionado ao ouvir a banda pela primeira vez. Durante entrevista ao programa da jornalista Allison Hagendorf, o vocalista do Slipknot e Stone Sour opinou:
“Para mim, eles são uma das poucas novidades. Vou chamá-los de de uma banda de metal, mas há muitos níveis e camadas diferentes, porque há elementos do pop e do jazz. E eu amo o fato de que ninguém realmente sabe quem eles são. Amo que eles não querem ser conhecidos.”
Sleep Token atualmente
“Take Me Back to Eden” é o terceiro trabalho de inéditas do Sleep Token, concluindo a trilogia iniciada no debut, “Sundowning” (2019). A sonoridade mistura elementos de metal alternativo, prog metal, post-rock e indie pop/rock.
O grupo tem shows marcados para a partir de abril de 2024. Tudo começa com uma turnê pela Austrália junto de Bring Me the Horizon, Make Them Suffer e Daine. A seguir, uma excursão pelos Estados Unidos, com destaque para a última apresentação, no dia 22 de maio, no icônico Radio City Music Hall, em Nova York.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.