A Universal Music e a MPL – responsável pela representação artística de Paul McCartney – confirmaram para 2 de fevereiro de 2024 o lançamento da edição comemorativa de 50 anos do álbum “Band on the Run”, do Wings. A edição estará disponível em CD, LP e formatos digitais.
A versão em vinil foi masterizada a meia velocidade usando uma transferência de alta resolução das fitas master originais de 1973. O trabalho foi coordenado por Miles Showell e realizado no icônico Abbey Road Studios, em Londres.
Além do trabalho original remasterizado, o disco bônus traz as mixagens originais, sem adição de orquestras e samples.
Em material promocional, o próprio Macca exaltou o resgate dos takes em sua forma primária:
“Este é ‘Band on the Run’ de uma forma que você nunca ouviu antes. Quando se está fazendo uma música e colocando partes adicionais, como uma guitarra extra, isso é um overdub. Bem, esta versão do álbum é o oposto.”
Também haverá uma versão em Dolby Atmos, a primeira da história do disco. A mixagem na tecnologia ficou a cargo de Giles Martin – filho do lendário produtor dos Beatles, George Martin – e Steve Orchard.
Paul McCartney, Wings e “Band on the Run”
Lançado em 5 de dezembro de 1973, “Band on the Run” é o terceiro álbum de estúdio do Wings. É o trabalho mais bem-sucedido de Paul McCartney fora dos Beatles. No total, vendeu mais de 12 milhões de cópias em todo o mundo.
As gravações contaram apenas com o protagonista, sua esposa Linda e o guitarrista Denny Laine. A maior parte das sessões aconteceu no estúdio da EMI em Lagos, Nigéria.
O single “Helen Wheels” foi registrado no mesmo período e lançado de forma avulsa no Reino Unido. Na América do Norte foi incluído no tracklist do álbum.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.