O Rock and Roll Hall of Fame é cercado de polêmicas. A frequente exclusão do Motörhead e do Iron Maiden, por exemplo, são apenas alguns pontos de descontentamento apontados pelos fãs. Courtney Love, eterna vocalista do Hole, recentemente chegou a questionar a instituição por destinar pouco espaço para as mulheres.
Além dos nomes frequentemente mencionados, Joe Bonamassa acredita que uma banda específica dos anos 1970 merecia muito integrar a lista de homenageados. Durante participação no programa The Weekly Show with David J. Maloney (via Ultimate Guitar), o guitarrista e vocalista classificou como imperdoável o fato do Free – elegível desde 1994 – não ter sido induzido ainda.
“[O vocalista] Paul [Rodgers] tem sido meu herói desde a primeira vez em que ouvi Free. ‘Tons of Sobs’ [álbum de estreia] era meu disco. O fato dele, Andy Fraser, Simon Kirke e Paul Kossoff não estarem no Rock and Roll Hall of Fame é criminoso.”
Responsável por faixas como “All Right Now” e “Wishing Well”, a banda durou somente cinco anos, até 1973. Pouco depois da dissolução, em 1976, o guitarrista Paul Kossoff faleceu. Ainda assim, nas palavras de Bonamassa, foi o suficiente para inspirar toda uma geração de músicos.
“Essa banda influenciou muitas bandas de rock. Até hoje, para mim, é o quarteto perfeito. Simplesmente não há um quarteto melhor na minha opinião. E a voz de Paul é simplesmente insana, até hoje ele tem o mesmo tom. Ele é um campeão absoluto e uma das pessoas mais legais do mundo.”
Joe Bonamassa e Free
Na segunda metade dos anos 1990, Joe Bonamassa participou de uma audição para o UFO, que buscava um substituto para Michael Schenker. A escolha acabou recaindo sobre Vinnie Moore, até hoje com o grupo.
Porém, a experiência acabou sendo positiva para o então novato, que partiu para uma carreira solo estrelada, além de conhecer uma nova influência através da banda, como revelou à Guitar Player ano passado – em resgate do Rock Celebrities.
“Conheci o som de Paul Kossoff, guitarrista do Free, graças ao saudoso e grande Pete Way, baixista do UFO. Ele foi muito gentil e mantivemos a amizade, mesmo eu não tendo conquistado a vaga. No dia do teste, ele disse que meu vibrato lembrava o de Paul Kossoff. Então perguntei: ‘O que é um Paul Kossoff?’. Ele respondeu: ‘Nunca ouviu falar do Free? Com Paul Rodgers, Simon Kirke e Andy Fraser?’. Disse que não. Então, Pete gravou uma fita com suas músicas preferidas deles. Lembro que a primeira era ‘Walk In My Shadows’.”
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.