Como o Green Day quase fez de “Good Riddance” uma balada estilo Bon Jovi

Uma das maiores baladas dos anos 90 quase virou uma power ballad no estúdio por causa de uma orquestra enorme

“Good Riddance” é um clássico dos anos 90, mostrando uma dimensão musical maior do Green Day que o público não esperava. Contudo, o caminho para chegar na versão final da canção foi árduo.

A canção havia sido escrita originalmente durante as gravações da estreia do Green Day na Warner, “Dookie”, mas não combinava com o resto do material e ficou de fora. Mesmo assim, o produtor de longa data do grupo, Rob Cavallo, falou ao The Ringer que todo mundo sabia da qualidade da canção:

- Advertisement -

“Sempre achamos que tinha algo. Todas as canções do Billie sempre tem algo, tem sempre algo bom. Aquela era uma bem excepcional.”

Quando a banda entrou no estúdio em 1997 para trabalhar em “Nimrod”, resolveram fazer uma nova demo, que o produtor Rob Cavallo levava para casa todo dia após as sessões, como contou ao The Ringer:

“Era como um problema musical para resolver. Eu ficava tocando ela na minha casa, pensando… ‘Essa canção é um hit. Tá tão perto de ser um hit.”

Dessas sessões particulares, Cavallo tirou duas ideias. A primeira foi fazer Billie Joe dedilhar as notas dos acordes ao invés deles inteiros no começo da canção. O objetivo seria criar dois níveis do instrumento, dando um impacto ainda maior.

A segunda ideia foi gravar uma orquestra apoiando o grupo. Quando tentaram, como Billie Joe Armstrong contou à Kerrang!, o resultado foi diferente do esperado:

“De início a gente tinha uma orquestra inteira no estúdio, e eles entravam tipo, ‘SHUNG!’ No estúdio a gente tocava como se fosse uma balada enorme estilo Bon Jovi. Isso era muito engraçado.”

No final das contas, banda e produtor resolveram usar somente um contrabaixo como acompanhamento de cordas para o trio formado por Billie Joe, Mike Dirnt e Tré Cool. Foi o suficiente.

Confira o clipe de “Good Riddance” abaixo:

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Green Day quase fez de "Good Riddance" uma balada estilo...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades