Quando o Guns N’ Roses lançou as recentes edições de 30 anos dos álbuns “Use Your Illusion” I e II, muitos ficaram surpresos com o nome de Steven Wilson nos créditos.
O ícone do prog, que já havia trabalhado em remixagens para heróis dos anos 1960 e 70 não parecia um nome facilmente atrelado a Axl Rose e companhia. Porém, ele acabou colaborando até mesmo com a nova versão orquestrada de “November Rain”.
Em um vídeo publicado nas suas redes sociais (transcrito pelo Loudwire), o frontman do Porcupine Tree contou como sua relação com os discos mudou desde então.
“Eu realmente não cresci ouvindo Guns N’ Roses, mas remixei esses álbuns. Passei muito tempo com eles – discos que eu nunca tinha ouvido antes – e devo dizer que acabei saindo dessa experiência um verdadeiro admirador. Incrivelmente experimental e ambicioso para uma banda de rock ‘n’ roll. ‘Use Your Illusion’ é um álbum duplo – uma enorme quantidade de música.”
Guns N’ Roses e “Use Your Illusion”
Lançados em 17 de setembro de 1991, “Use Your Illusion” I e II marcaram a estreia da formação em sexteto do Guns N’ Roses, com a efetivação do tecladista Dizzy Reed e a entrada do baterista Matt Sorum – embora Steven Adler ainda tenha gravado a música “Civil War”.
Musicalmente, marcou uma mudança em comparação ao hard rock cru e agressivo de “Appetite for Destruction” (1987), incorporando arranjos pomposos em determinadas faixas.
“Don’t Cry”, “November Rain” e “Estranged” contaram com videoclipes que constituíram uma trilogia. As produções estão entre as mais caras do gênero na história da indústria. Shannon Hoon, Michael Monroe, Alice Cooper e West Arkeen estão entre os convidados.
O ambicioso projeto se mostrou um sucesso, com os trabalhos ocupando os dois primeiros lugares da parada norte-americana. Combinados, venderam mais de 35 milhões de cópias em todo o planeta.
Sobre Steven Wilson
Nascido em Kingston Upon Thames, Inglaterra, Steven John Wilson é guitarrista, vocalista, principal compositor e membro fundador do Porcupine Tree, uma das principais bandas progressivas de sua geração.
Também desenvolveu trabalhos em carreira solo e participou de projetos como Blackfield, Storm Corrosion e No-Man.
Produziu discos de artistas como Fish, Opeth e Orphaned Land, entre outros. Também colaborou com reedições de catálogo de bandas como Jethro Tull, Black Sabbath, King Crimson, Yes, Roxy Music, Tears For Fears e Ultravox.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.