Paul Gilbert é fã do trabalho de Ace Frehley. Recentemente, o integrante do Mr. Big elogiou os solos do ex-guitarrista do Kiss e ainda o comparou com o compositor, violinista e organista alemão Johann Sebastian Bach.
Conversando com a Guitar World, o músico destacou que a magia do quarteto mascarado, prestes a realizar sua despedida dos palcos, reside nos álbuns ao vivo. Então, citou como exemplo o “Alive II” (1977) e, especificamente, as partes de Frehley — que integrou a banda entre 1973 e 1982 e, posteriormente, entre 1996 e 2002.
“[Nesse álbum] Ace Frehley conseguiu uma infalível magia de feedback. A nota de introdução de feedback de ‘King of the Night Time World’ rapidamente se transforma num harmônico maior e Ace o sustenta com força total com um vibrato cheio de alma, dramático e perfeitamente controlado. Então o solo sozinho de Ace no final de ‘Shock Me’ tem mais desse belo feedback de guitarra e vibrato. Adoro.”
Em seguida, Gilbert, mesmo com as diferenças musicais, traçou um paralelo entre as habilidades de composição do guitarrista e as de Bach.
“Os solos de Ace nos dois primeiros álbuns ao vivo do Kiss [‘Alive!’ e ‘Alive II’] são tão perfeitamente compostos. Eles me lembram o que Bach faria se tivesse uma guitarra Les Paul, um amplificador Marshall e um figurino alienígena espacial.”
Sobre Paul Gilbert
Nascido em Carbondale, Illinois, Paul Brandon Gilbert começou a tocar guitarra aos 6 anos. Ainda menor de idade, foi considerado como um dos candidatos à vaga de guitarrista de Ozzy Osbourne, chamando a atenção da Shrapnel Records, gravadora que era a casa dos shredders nos anos 1980.
Foi um dos fundadores do Racer X, banda que tocava heavy metal com muito virtuosismo e existiu em dois períodos: de 1985 a 1989 e entre 1997 e 2009. A seguir, se juntou ao Mr. Big, alcançando o maior sucesso de sua carreira. Saiu em 1996 e retornou em 2009.
Comanda uma carreira solo prolífica, com mais de 15 discos de estúdio, além de EPs e registros ao vivo. Ainda participou de uma série de tributos em parceria com o baterista Mike Portnoy e outros músicos, homenageando The Beatles (Yellow Matter Custard), Led Zeppelin (Hammer Of The Gods) e The Who (Amazing Journey).
Sobre Ace Frehley
Nascido no Bronx, em Nova York, Paul Daniel Frehley começou a tocar guitarra ainda na infância, incentivado pela família. Participou de uma série de bandas amadoras entre o final dos anos 1960 e início dos 1970s.
A consagração veio quando se juntou ao Kiss. Esteve presente em dois momentos, entre 1972 e 1982, regressando em 1996 e ficando até 2002.
Criou o personagem Space Ace, além de ter desenhado o logotipo da banda. É até hoje o membro preferido de uma parte considerável dos fãs.
Na segunda metade dos anos 1980 comandou o Frehley’s Comet, que lançou dois discos de estúdio e teve repercussão mediana junto ao público. Possui sete álbuns solo, incluindo o lançado em 1978, quando ainda estava na banda que o tornou famoso.
Veja também:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.