O Oasis foi uma das maiores bandas dos anos 1990, isso é um fato consumado, você goste deles ou não. Porém, o grupo britânico nunca obteve nos Estados Unidos o mesmo sucesso de sua terra natal. Não é algo exatamente exclusivo, mas chamou bastante a atenção nesse caso em específico.
Guitarrista e principal compositor, Noel Gallagher possui uma teoria. Em conversa com a fotógrafa Jill Furmanovsky (transcrita pelo NME), que prepara uma exposição de seu material, o músico destacou fatores culturais que foram preponderantes na relação.
“Na América eles não conseguiam lidar com o fato de que não dávamos a mínima para nada. Acho que foi por isso que nunca tivemos um álbum número um nos Estados Unidos – eles não fariam um esforço extra por nós porque não faríamos um esforço extra por eles.”
Para o irmão de Liam, essa postura mútua acabou gerando consequências.
“É por isso que nunca fomos indicados ao Grammy – você tem que fazer todas aquelas coisas lá, você tem que fingir um pouco e nós simplesmente não conseguimos. E é por isso que sempre ficávamos no máximo em segundo lugar.”
Oasis, Reino Unido e Estados Unidos
Todos os sete álbuns de estúdio do Oasis chegaram ao primeiro lugar na parada de álbuns do Reino Unido, enquanto nenhum alcançou o mesmo feito nos Estados Unidos. “Be Here Now” (1997) foi o que chegou mais perto, atingindo o 2º posto.
Em relação a músicas avulsas, “Wonderwall” foi o único single a entrar no Top 50 da parada de singles Billboard Hot 100. Enquanto isso, o grupo acumulou 8 compactos número um no Reino Unido e mais 15 singles no Top 10.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.