Membro fundador da banda de glam metal Nitro, Jim Gillette se notabilizou por conseguir quebrar taças com a voz. Décadas depois, em 2021, o cantor revelou detalhes de sua técnica.
Ao ser perguntado sobre o assunto, o vocalista deu detalhes do passo-a-passo para a execução, que incluem o tom, frequência sonora e o material da taça. A declaração foi dada ao canal do YouTube Waste Some Time, comandado por Jason Green, com transcrição do site Ultimate Guitar.
De acordo com Jim, as taças ideais são as alemãs Zwiesel, que ele usa desde o início da carreira.
“Todo mundo pensa que deve ser um vidro muito fino, facilmente quebrável. Eu derrubei essas taças no maldito piso de cerâmica e elas não quebram, é inacreditável. Elas são bem grossas também, são de cristal, e eu comprei 144 delas antes do primeiro show para que eu pudesse praticar.”
O músico ainda trouxe à tona a importância de detectar a frequência exata do som para a execução da técnica — e como fazia usando apenas um canudo.
“As que eu estava quebrando, acho que estavam em torno de 88 a 90 Hz. Se quebrasse em 89,032, deixaria de quebrar se você chegasse a 89,031. A frequência é exata, por isso é difícil. Não há habilidade para dissecar um centésimo de Hz. Se você colocar um canudo na taça, você o vê começar a se mover quando você chega perto. Quando está bem perto, começa a pular em cima da mesa, como se estivesse dançando. Se isso acontece, eu volto para aquela nota e altero, só um pouco para cima ou um pouco para baixo — e, bang, ela explodia. Tem tudo a ver com ser capaz de segurar a nota por tempo suficiente e mal mover o tom.”
Jim Gillette e Nitro
Jim Gillette ficou conhecido como fundador e vocalista do Nitro, que contava com Michael Angelo Batio (guitarra), T. J. Racer (baixo) e Bob Rock (bateria). Notório pelos exageros musicais e visuais, o grupo ficou ativo entre 1987 e 1993 e lançou apenas dois álbuns. Houve uma tentativa de reunião em 2016, mas rendeu apenas o single “It Won’t Die”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Facebook | YouTube.