Após uma espera de quase três anos em função da pandemia, o Visions of Atlantis finalmente voltou ao Brasil. A apresentação única, em São Paulo, aconteceu no Hangar 110, no último sábado (7), como parte de uma turnê latino-americana que também contemplou México, Colômbia, Equador, Bolívia e Chile, além de Argentina, recebendo a banda neste domingo (8).
Fundado em 2000, o Visons of Atlantis conta com 8 álbuns de estúdio em sua discografia. O mais recente, “Pirates”, saiu ano passado. O trabalho chegou ao 17º lugar na parada alemã, sua posição de maior destaque em um chart internacional.
*Fotos de Gustavo Diakov / @xchicanox.
O baterista Thomas Caser é o único músico presente desde o começo da banda. Completam a formação atual a cantora francesa Clémentine Delauney, o vocalista italiano Michele Guaitoli, o guitarrista Christian Douscha e o baixista Herbert Glos.
O período pré-show foi marcado por uma forte chuva, iniciada às 19h. O público ainda modesto que aguardava a abertura da casa precisou correr e se esconder debaixo de um toldo, enquanto outras pessoas aguardavam no estacionamento em frente.
A previsão era de que o Hangar 110 começaria a receber o público justamente às 19h, mas quem chegava ao local era informado de que a entrada seria às 19h30 por conta de um meet and greet que acontecia previamente. No fim das contas, o local só abriu mesmo às 20h.
Trajados com vestes de piratas e itens relacionados, os músicos subiram ao palco às 21h20 com “Master of Hurricane”, faixa do seu mais recente trabalho, “Pirates”, atualmente promovido em turnê. Mesmo com um público longe de atingir a capacidade máxima na casa, os integrantes não pouparam esforços e trataram o ambiente como se estivesse lotado.
Não há como negar o quanto a apresentação é agradável e divertida de assistir. Michele, em especial, interage bastante com os outros integrantes, além de conversar e fazer piadas com o público — em dado momento, arrancou risadas após um fã gritar “f#dido” e ele reagir com “What? No compreendo”. Frequentemente, tanto Hebert quanto Christian se dirigiram ao fundo do palco para dar destaque aos duetos dos vocalistas.
Músicas de outros discos foram executadas, como “Return to Lemuria” e “New Dawn”, mas o grande destaque do repertório esteve mesmo em “Pirates”: nove das 12 faixas do álbum marcaram presença no setlist de 15 canções. Uma delas, “Melancholy Angel”, foi apreciada com direito a lanternas de celulares ao topo e um convite inusitado de Clémentine ao público do mezanino: descer para a pista e pular junto, ou assistir de cima e sentir-se um idiota. A primeira opção foi rapidamente aderida.
No fim das contas, quem saiu de casa num sábado chuvoso para assistir ao Visions of Atlantis, certamente, não se arrependeu.
*Fotos de Gustavo Diakov / @xchicanox. Mais imagens ao fim da página.
Visions of Atlantis – ao vivo em São Paulo
- Local: Hangar 110
- Data: 7 de outubro de 2023
- Turnê: Pirates
Repertório:
- Master the Hurricane
- New Dawn
- A Life of Our Own
- Clocks
- Mercy
- The Deep & the Dark
- Freedom
- A Journey to Remember
- In My World
- Darkness Inside
- Return to Lemuria
- Nothing Lasts Forever
- Heroes of the Dawn
- Melancholy Angel
Bis:
- Pirates Will Return
- Legion of the Seas
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.