O álbum de estreia do Van Halen inaugurou uma nova era na guitarra. Eddie Van Halen trouxe na manga truques que beiravam o inacreditável em 1978. Não à toa, todas as gerações posteriores foram influenciadas e o reverenciam até hoje, quando não está mais entre nós. Slash faz parte desse grupo.
Durante entrevista a Steve Jones (Sex Pistols) no programa Jonesy’s Jukebox, em 2018, o membro do Guns N’ Roses falou sobre o impacto que o disco em questão teve em sua vida. Conforme transcrição do site Far Out Magazine, ele declarou:
“Sou um grande fã de Eddie como pessoa e músico. Adorei o primeiro disco do Van Halen quando foi lançado. Parecia que ninguém mais tocava como ele. Tanto que eu, definitivamente, não segui esse caminho quando aprendi. Era o fim de uma era no rock e o início de outra.”
Mesmo que siga outra linha musical, o homem da cartola e da Les Paul não deixa de reconhecer a referência que o ídolo se tornou.
“Ao mesmo tempo, fui definitivamente influenciado indiretamente por ele, por ser um guitarrista excelente e fluido. As pessoas não percebem essa parte de seu estilo tanto quanto todas as coisas pirotécnicas que ele faz.”
Slash e Van Halen
Slash pôde demonstrar seu respeito ao Van Halen em 2007, quando a banda foi induzida ao Rock and Roll Hall of Fame. Como os músicos não compareceram – exceção a Sammy Hagar e Michael Anthony, à época já fora do grupo –, coube ao Velvet Revolver fazer o número musical em tributo aos homenageados.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.