Andy Taylor, conhecido pelo trabalho como guitarrista no Duran Duran, organizou um evento em Oxfordshire, na Inglaterra, no último sábado (21), com o intuito de ajudar pacientes com câncer — o próprio está com um tumor em estágio avançado. Robert Plant participou da ocasião como convidado especial e, pela primeira vez em 16 anos, cantou “Stairway to Heaven” ao vivo.
De acordo com o Blabbermouth, o vocalista do Led Zeppelin não apresentava o clássico desde 2007, quando os membros remanescentes da banda performaram juntos na O2 Arena, em Londres. Além dessa, ele executou outras duas músicas do grupo durante o “An Evening With Andy Taylor And Special Guests”: “Thank You” e “Black Dog”.
Assista a vídeos abaixo.
O evento em questão era fechado e contou com um leilão de obras, para arrecadar dinheiro à fundação The Cancer Awareness Trust. Guy Pratt (baixista do Pink Floyd), Andrew Ridgeley (integrante do Wham!), David Palmer (baterista de artistas como Rod Stewart e Pet Shop Boys), Ella Henderson, entre outros nomes, também marcaram presença. Por meio do canal Fine Art Auction, foi transmitido no YouTube.
A relação de Robert Plant com o clássico
Quem acompanha a carreira de Robert Plant através de declarações à imprensa sabe que o cantor do Led Zeppelin nunca nutriu os sentimentos mais positivos em relação a “Stariway to Heaven”.
Durante entrevista ao jornalista Dan Rather (transcrita pelo Alternative Nation) em 2019, o vocalista reconheceu as qualidades da canção. Porém, explicou o que o leva a não incluir em seu repertório.
“Não tem a ver com ser a minha favorita ou não, é apenas pelo fato de pertencer a uma época particular. Se eu estivesse envolvido na instrumentação, sentiria que é uma música magnífica, com sua personalidade própria. Até se assemelha a coisas mais sofisticadas. Mas minha contribuição foi apenas fazer as letras e cantar sobre o destino, algo muito britânico e quase abstrato.”
Atualmente com mais de 70 anos, Plant não consegue se associar com algo que escreveu quando tinha 23.
“Acho que conforme o tempo passa, você encontra outra fase de sua vida mais substancial, que ocorreu relativamente mais tarde. Então, embora eu goste, não estou ligado a ela.”
No mesmo ano, Robert falou ao Ultimate Classic Rock Nights e reafirmou as qualidades da composição.
“Olho para ela e tiro o chapéu, acho que há partes incríveis. A forma como Jimmy (Page, guitarrista) conduz, como a bateria chega quase ao clímax e, depois, continua… é uma música muito bonita. Porém, em termos de letras e até de vocais, eu não me sinto tão confortável.”
Led Zeppelin e “Stairway to Heaven”
Lançada no álbum “Led Zeppelin IV” (1971), “Stairway to Heaven” se tornou a música mais tocada em rádios na história, mesmo não tendo sido lançada como single. Calcula-se que ainda seja tocada cerca de 4,2 mil vezes por ano nas principais estações de rock nos Estados Unidos.
Em tempos remotos, a canção foi usada por religiosos fanáticos como exemplo de mensagens invertidas de cunho satânico no rock. Recentemente, voltou a polemizar por conta de uma acusação de plágio da música “Taurus”, do grupo Spirit.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.