As gravações de “In Utero”, álbum final do Nirvana, são vistas na história do rock como um período sombrio. Mas a realidade foi um pouco diferente.
O baterista Dave Grohl, o baixista Krist Novoselic e o produtor Steve Albini deram uma entrevista ao podcast Conan O’Brien Needs a Friend na qual discutiram as gravações do disco. Em meio ao bate-papo falaram sobre as brincadeiras pregadas no estúdio.
Foram muitas fogueiras, parte do corpo sendo incendiadas, mas a principal modalidade praticada pelo grupo era o trote telefônico. E o melhor deles foi pregado em cima de Gene Simmons, vocalista e baixista do Kiss.
Steve Albini contou a história:
“Eu fingi que era o Kurt. Gene Simmons tinha entrado em contato com os empresários do Nirvana porque estava montando um disco tributo ao Kiss (‘Kiss My Ass’) e o Nirvana era amigo do Melvins, que tinha gravado um cover. Então, Gene achou que o Nirvana gostaria de gravar uma versão também. Isso porque Gene Simmons não consegue compreender como alguém não é um fã gigantesco do Kiss.”
O produtor foi interrompido por Grohl e Novoselic, que revelaram: o Nirvana já havia gravado no passado um cover de “Do You Love Me” definido por eles próprios como “horrível”. Albini, então, continuou:
“Aí chega pra gente a mensagem que o Gene Simmons está desesperado pra ter o Nirvana no álbum, e Kurt está tipo: ‘eu não quero falar com Gene Simmons’. Então eu disse que eu falaria. Liguei para o Gene fingindo que era o Kurt e consegui despistar tudo dizendo não estar impedido de tomar decisões por ter um problema de confiabilidade. E o Kurt está sentado do meu lado, ouvindo minha imitação dele. Eu falando: ‘eu gosto dos Wipers, você conhece o Wipers?’ E Gene falando: ‘eu conheço o Melvins, eu adoro o Melvins!’.”
Nisso, Krist Novoselic comenta:
“Ainda consigo ver o Kurt rindo que nem uma criança enquanto essa conversa acontecia.”
Outros trotes do Nirvana
Além de Simmons, Evan Dando e Eddie Vedder também foram vítimas de trotes telefônicos — todos eles gravados com um microfone especial. Infelizmente, esses registros nunca devem ver a luz do dia.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.