Como o Fleetwood Mac inspirou “Wheel in the Sky”, do Journey

Música tem entre seus autores o vocalista Robert Fleischman, que integrou a banda brevemente antes de Steve Perry

Lançada como single em março de 1978, “Wheel in the Sky” foi a apresentação oficial do vocalista Steve Perry como membro do Journey. À época com três álbuns lançados, a banda não conseguia obter sucesso. A entrada de um frontman foi uma exigência da Columbia, gravadora que chegou até mesmo a ameaçar o grupo de demissão caso não aceitassem a ideia.

Durante entrevista ao canal do YouTube “Professor of Rock”, transcrita pelo Killer Guitar Rigs, o guitarrista Neal Schon deu mais detalhes sobre a obra. Ele revelou uma influência que faz total sentido quando você escuta a faixa do álbum “Infinity” tendo a informação.

“Há um pouco de Fleetwood Mac nela. Eu estava ouvindo uma música deles no rádio quando compusemos. Acho que era ‘Go Your Own Way’. Então pensei: ‘Lindsey Buckingham, que guitarrista legal’. Tinha influências de blues, mas também era algo diferente. Aquilo ficou meio que preso na minha cabeça na época e foi a inspiração para o início de ‘Wheel in the Sky’.”

- Advertisement -

Curiosamente, o inspirador nunca ficou sabendo, embora Schon acredite que ele tenha notado.

“Depois que nosso disco foi lançado eu estive prestes a conhecê-lo. Lindsey queria se reunir comigo e tentar escrever alguma coisa. Acho que ele percebeu a semelhança de estilos. Eu meio que sabia de onde ele vinha, essa mistura de rock com alguma vibração de bluegrass.”

Journey e “Wheel in the Sky”

“Wheel in the Sky” se tornou a primeira música do Journey a entrar no Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos, alcançando a 57ª posição.

Leia também:  Lita Ford diz que muitos estranhavam ao ver uma mulher tocando guitarra

Um de seus autores foi Robert Fleischman, vocalista que passou pouco tempo com o grupo antes da entrada de Steve. Posteriormente, ele se destacaria gravando o primeiro disco do Vinnie Vincent Invasion, banda do ex-guitarrista do Kiss, em 1986. Diane Valory, esposa do então baixista Ross Valory, também foi creditada.

Uma versão demo com o cantor e autor pode ser conferida abaixo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesComo o Fleetwood Mac inspirou “Wheel in the Sky”, do Journey
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades