É raro o fã de Pink Floyd ver Roger Waters e David Gilmour do mesmo lado atualmente. Porém, a revista Total Guitar conseguiu devido a uma entrevista com Bob Ezrin. O problema é que a transcrição de uma fala do produtor foi equivocada, como a própria publicação admitiu em nota oficial (via Guitar.com).
Tudo começou quando o canadense falou sobre o trabalho com a banda no álbum “The Wall” (1979). Ezrin teria dito que Gilmour gravou o solo de “Comfortably Numb”, o mais icônico de sua carreira, em um take.
Tanto o guitarrista quanto seu desafeto vieram a público desmentir a informação, alegando que várias opções foram registradas. Sem papas na língua, Waters chegou a chamar o produtor de mentiroso, além de destacar que ele nem estava no estúdio no momento em questão.
Buscando esclarecer os fatos, a Total Guitar declarou:
“Em 2022, o produtor Bob Ezrin falou à revista de guitarra britânica Total Guitar – parte da família de marcas GuitarWorld.com – sobre seu trabalho com o Pink Floyd. Porém, um comentário que feito nesta entrevista sobre a música ‘Comfortably Numb’ foi mal interpretado – então vamos agora esclarecer exatamente o que ele disse em relação aos dois solos de guitarra desta faixa, interpretados por David Gilmour.
Ezrin foi citado erroneamente no Total Guitar com a declaração: ‘O segundo solo em Comfortably Numb foi um primeiro take’. Na verdade, Ezrin estava se referindo especificamente ao primeiro solo no meio da faixa quando disse: ‘Foi um primeiro take’. Mas na época, a TG acreditou – incorretamente – que Ezrin estava se referindo ao segundo solo no final da música.
Como resultado deste erro, a citação incorreta que TG atribuiu a Ezrin foi repetida nos últimos dias em várias histórias online nas quais também foi relatado que o ex-baixista/vocalista do Pink Floyd, Roger Waters, alegou que Bob Ezrin mentiu sobre a gravação do segundo solo de guitarra em ‘Comfortably Numb’.
A Total Guitar tem o prazer de esclarecer as coisas e oferecemos nossas sinceras desculpas a Bob Ezrin, Roger Waters e David Gilmour por qualquer mal-entendido decorrente da entrevista que publicamos em 2022.”
Publicada mensalmente no Reino Unido desde 1994, a Total Guitar é uma das revistas mais vendidas na Europa entre as destinadas ao instrumento que lhe dá nome. A editora Future Publishing é sua atual detentora. A tiragem por edição gira em torno de 52 mil cópias.
Pink Floyd e “Comfortably Numb”
Além dos quatro membros do Pink Floyd à época, “Comfortably Numb” contou com orquestrações de Michael Kamen e violão do guitarrista de jazz Lee Ritenour. Lançada como single, ganhou disco de platina no Reino Unido, tendo “Hey You” como lado B.
Também foi a última música tocada na derradeira apresentação oficial da banda, ocorrida durante o evento beneficente Live 8, realizado em 2 de junho de 2005. O quarteto se apresentou em Londres, no Hyde Park.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.