Roland Grapow fez parte do Helloween por mais de uma década, entre 1989 e 2001. Durante o período, o guitarrista aprendeu grandes lições com a banda que, segundo ele, tem um diferencial comparada a outras.
Hoje liderando o Masterplan, Grapow concedeu uma entrevista ao canal Alexey Soloviev Music (transcrita pelo KillerGuitarRigs) em meio à qual relembrou o processo de criação do disco “The Time of the Oath” (1996). Ao abordar o assunto, mencionou como cada um dos músicos no Helloween conseguia compor e finalizar as canções sozinhos — algo surpreendente em seu ponto de vista.
“Quando eu compus a faixa ‘The Time of the Oath’, Andi Deris [vocalista] ouviu e disse: ‘posso escrever a letra? Amei essa música’, então foi uma espécie de trabalho em equipe. Mas, basicamente, todo mundo entregou uma música pronta. E isso foi interessante, porque todo mundo tinha um estilo de composição diferente.”
Refletindo sobre o tempo na banda, Grapow acredita que levou muitos aprendizados para a vida. Não só no campo da composição, mas na área da produção também.
“Acho que aprendi muito com cada membro da banda, especialmente trabalhando com os produtores. Havia um trabalho à moda antiga no início, como se todos estivessem compondo para si mesmos. E tivemos um pouco de brainstorming sobre composição, sobre fazer músicas melhores.”
Complementando a resposta, destacou a relação de parceria com o guitarrista Michael Weikath durante o passado.
“Alguns caras me ajudaram, como Weiki, ele era muito próximo de mim no início, especialmente quando me ajudou em músicas como ‘The Chance’ ou ‘Mankind’ [do álbum ‘Pink Bubbles Go Ape’, de 1991].”
Helloween atualmente
O Helloween está trabalhando em músicas para o seu próximo álbum de estúdio. Será o segundo registro de inéditas desde a união do cantor Michael Kiske e do guitarrista/vocalista Kai Hansen à mais recente formação da banda, completa também por Andi Deris (voz), Michael Weikath (guitarra), Sascha Gerstner (guitarra), Markus Grosskopf (baixo) e Dani Löble (bateria). O reencontro foi oficializado em 2017, sendo celebrado na Pumpkins United Tour, que obteve grande repercussão mundial.
Em junho de 2021, a banda lançou o seu disco mais recente, homônimo, que chegou ao top 10 em onze paradas internacionais, alcançando o número 1 na Alemanha e Espanha. Nos Estados Unidos ficou em 35º, melhor desempenho na Billboard 200 em toda a carreira do grupo.
Veja também:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.