Bandcamp é vendido pela Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, 17 meses após aquisição

Plataforma de música independente foi passada adiante em meio a cortes de gastos e demissões na gigante de games

A Epic Games, empresa responsável pelos jogos de sucesso Fortnite e Rocket League, anunciou a venda do Bandcamp, uma das plataformas mais usadas por músicos independentes no planeta. A decisão foi tomada menos de um ano e meio após adquirir a companhia.

A aquisição pela Epic, confirmada em março de 2022, foi polêmica. À época, o quadro de funcionários da companhia estava passando por um esforço de sindicalização não reconhecido pela diretoria.

- Advertisement -

No mês seguinte à compra, a gravadora independente Top Shelf Records alegou ter sido notificada pela empresa para deixar de apoiar a campanha de sindicalização (via Stereogum).

A plataforma agora fará parte do portfólio da Songtradr, que trabalha primariamente com licenciamento de música para outras mídias. Em comunicado oficial, a empresa aquisitora escreveu:

“Essa aquisição irá ajudar o Bandcamp a continuar a crescer dentro de uma empresa focada primariamente em música e proporcionar à Songtradr a oportunidade de expandir suas capacidades para apoiar a comunidade artística. 

Songtradr também irá oferecer a artistas do Bandcamp a habilidade e escolha de ter suas músicas licenciadas a todas as formas de mídia, incluindo criadores de conteúdo, desenvolvedores de games e apps, além de marcas. Isso ajudará artistas a continuar mantendo controle e posse de seus direitos autorais, além de aumentar sua capacidade de rendimentos através da rede de licenciamento global da Songtradr.”

Leia também:  Saiba preços de ingressos para show extra do Linkin Park no Brasil

Enquanto isso, a Epic Games está passando por demissões em massa além da venda do Bandcamp. Segundo a CNBC, cerca de 16% da força de trabalho da companhia será dispensada em meio a cortes de gastos. Ainda não se sabe se estão inclusos funcionários da empresa vendida nessa porcentagem.

O CEO da Epic Games, Tim Sweeney, fez um comunicado aos funcionários para explicar a razão dos cortes:

“Há algum tempo, nós temos gasto muito mais dinheiro do que arrecadamos, investindo na próxima evolução da Epic e crescendo Fortnite como um ecossistema de metaverso para criadores. Eu estava otimista que poderíamos superar essa transição sem demissões, mas em retrospecto vejo que isso não era realista.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasBandcamp é vendido pela Epic Games, desenvolvedora do Fortnite, 17 meses após...
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda
Pedro Hollanda é jornalista formado pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso e cursou Direção Cinematográfica na Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Apaixonado por música, já editou blogs de resenhas musicais e contribuiu para sites como Rock'n'Beats e Scream & Yell.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades